Leia Mais
Governitas cobram prazo maior para receber verbas do OrçamentoGoverno faz corte adicional de R$ 577 mi no OrçamentoPresidente Dilma garante a parlamentares que cortes não vão parar obras iniciadasLevantamento constata desaceleração do PACPAC emperra e Dilma só libera 0,25% dos recursos Pelo PAC 2, governo emite mais um sinal de afrouxamento do rigor fiscalA liderança do PSDB, oposição ao governo, fez um levantamento do ritmo de execução das obras do PAC desde o início do programa, em 2007. Considerou os pagamentos feitos no ano e as contas pendentes deixadas naquele mesmo período para avaliar o desempenho do programa em cada ano.
Acompanhe as notícias pelo Twitter da política do Em.com
Em 2009, ano da série em que o ritmo do PAC teria sido mais acelerado, segundo os critérios usados pelo levantamento, os gastos atingiram 75,5% do valor autorizado pela lei orçamentária. Isso significa que o PAC, cujos projetos levam o carimbo de prioridade no governo, nunca tirou do papel todos os gastos autorizados por lei.
O ano eleitoral de 2010 poderá ultrapassar o desempenho obtido em 2009 assim que o governo acabar de quitar as obras e serviços contratados no ano passado.