Jornal Estado de Minas

Anastasia apoia aliança com Marcio Lacerda

Luisa Brasil
O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB) disse, nesta terça-feira, que é favorável a uma aliança de seu partido com o prefeito Marcio Lacerda (PSB) nas eleições de 2012. O governador engrossou o discurso de Aécio Neves, que também defendeu, nesta segunda-feira, uma nova dobradinha com o prefeito, desta vez sem a participação do PT, que fez parte da parceria em 2008. ''Ele é nosso parceiro fundamental nas questões da cidade. E não vejo, como disse o senador, nenhum obstáculo em fazer essa composição. Ao contrário, naturalmente, ela recebe sempre nossa simpatia'', afirmou Ansatasia. O governador disse, no entanto, que o rumo das conversas pode mudar, já que as eleições ainda estão distantes.
O prefeito Marcio Lacerda está sendo disputado por PT e PSDB para ser o candidato nas eleições municipais de 2012. Como foi eleito com o apoio dos dois partidos em 2008, o prefeito ainda não sabe como vai sair da situação de ''saia justa''. Devido à sua demora em decidir com qual partido quer se aliar, alas do PT já defendem a candidatura própria para a prefeitura e o próprio PSDB, que atualmente está mais próximo de Lacerda, também cogita nomes de dentro da legenda para concorrer em 2012.

Governo Federal

Apesar de ter concordado com seu padrinho político quando o assunto são as eleições de 2012, Anastasia não quis fazer coro às críticas de Aécio Neves ao governo federal. Ao contrário do senador, que engrossou as críticas e assumiu de vez o papel de líder da oposição nesta semana, o governador de Minas disse que vai mudar sua relação com o governo federal, que é ''de alto nível e de respeito''. Anastasia afirmou, nesta terça, que continuará buscando parcerias e projetos de integração com Dilma. ''A relação dos governadores com o governo federal continua exatamente aquela que foi pautada no encontro em Maceió. Um relacionamento administrativo, de alto nível, de respeito, de parceria e, é claro, de integração, porque vivemos em uma federação. Então, todos que estão no governo federal, nos governos estaduais, nos governos municipais, sabem disso'', disse Anastasia.