Jornal Estado de Minas

Em BH, ministra de Direitos Humanos lamenta tragédia em escola do RJ

Alice Maciel

Maria do Rosário cancelou compromissos desta tarde em MG, para ir ao RJ - Foto: Agência Brasil 06/04/11A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, afirmou nesta quinta-feira, em reunião na Câmara Municipal de Belo Horizonte, que lamenta, em nome da Presidente Dilma Rousseff, a tragédia ocorrida nesta manhã no Rio de Janeiro. "Faremos esforços plenos para que as escolas sejam espaços de segurança", destacou.

Em entrevista exclusiva ao Em.com, a ministra destacou que, "neste momento, o que pode ser feito é pensar que fatos como esses devem despertar a solidariedade para com as crianças hospitalizadas, que são a prioridade agora". Maria do Rosário ponderou ainda que "sempre é possível que fatos como esses possam vir a ser repercutidos por outras figuras, com igual atitude violenta", e alertou para que as seguranças nas escolas do páis sejam "fortes" nos dias que se seguem.

Após a sessão solene, Maria do Rosário participaria de uma coletiva à imprensa, mas encerrou o pronunciamento logo no início, alegando lamentar, em nome da Presidente Dilma Rousseff, a tragédia desta quinta. Durante a reunião na CMBH, a ministradisse que os veículos de comunicação têm abordado de forma inadequada a exploração sexual de menores. "Estamos diante de um processo de pedofilização da sociedade. Nas ruas, as pessoas acham normal, por ver na televisão", destacou.

A ministra comentou também, de forma geral, o Plano Nacional de Direitos Humanos, do governo federal, mencionando esforços para combater a violência não somente contra as crianças, mas também contra idosos, deficientes físicos e homossexuais. A vinda da ministra foi intermediada pela vereadora Neusinha Santos (PT), que participou em Brasília do Conselho das Cidades (Ministério das Cidades) como coordenadora-geral da Frente Nacional de Vereadores pela Reforma Urbana (Fenavru).


Maria do Rosário chegou à Câmara Municipal de BH por volta das 10h, quando foi recebida pelo presidente da Casa, vereador Léo Burguês (PSDB). Durante a tarde, Maria do Rosário iria inaugurar o Centro Nacional dos Direitos Humanos das Pessoas em Situação de Rua e Catadores de Materiais Recicláveis e participaria de reunião sobre a instalação de Unidades Interligadas entre cartórios e maternidades, mas todos os compromissos em Minas foram cancelados. A ministra está a caminho do aeroporto de Confins, rumo ao Rio de Janeiro.