Leia Mais
Dilma vai pedir "reciprocidade" em relação comercial com a ChinaDilma vai tratar de direitos humanos em viagem à ChinaDilma e diplomatas afinam discurso para viagem à ChinaDilma chega à China para inaugurar nova etapa em relaçãoDilma encerra amanhã visita à China e deve passar pela República Tcheca Brics realizam cúpula na China para confirmar novo estatuto mundial Dilma visita Cidade Proibida, em Pequim, e segue para reunião do Bric China abre o mercado para a carne suína brasileiraEm oportunidades distintas, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, reiterou que a preservação e a defesa dos direitos humanos é a base dos princípios, defendidos pelo governo Dilma, e que não se trata de uma questão sobre um ou outro país, mas de ordem mundial.
Em janeiro, na Casa Branca, Obama recebeu Hu Jintao. Na conversa, Obama disse ter cobrado do presidente chinês ações na área de direitos humanos. Em resposta, Hu Jintao optou pelo tradicional discurso de que outros países não devem interferir nos assuntos internos da China.
Organizações não governamentais acusam a China de vetar a liberdade de expressão e individual, impedir as ações de grupos que não tenham vínculos diretos com o governo e proibir o ativismos político contrário à gestão de Hu Jintao.