O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu nesta segunda-feira, por maioria de votos, ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) para definir a validade da Lei da Ficha Limpa para 2012. O presidente da entidade, Ophir Cavalcante, afirmou que é "essencial" que o Supremo se manifeste "rapidamente e em definitivo" sobre a constitucionalidade da lei de iniciativa popular 135/2010, "para que não haja mais insegurança jurídica ou dúvidas futuras sobre quem poderá ou não ser candidato".A proposta para que a OAB ajuize a ação foi feita pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).
Leia Mais
Magistrados querem garantir aplicação da Lei da Ficha Limpa em 2012Presidente do TSE faz apelo por ações pró-Ficha Limpa nas eleições de 2012Lei da Ficha Limpa deve voltar a ser analisada antes das eleições de 2012STF se destaca por decisões que mudaram rumos de temas polêmicos no paísOAB pede ao Supremo que Lei da Ficha Limpa seja declarada constitucionalTSE define que norma anterior à Lei da Ficha Limpa vale para tornar candidato inelegívelAcompanhe as notícias pelo Twitter da política do Em.com
Em março, o STF decidiu pela não aplicabilidade da Ficha Limpa nas eleições de 2010. De acordo com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, a possibilidade seria “alguém legitimado, um partido político de âmbito nacional ou a OAB ajuíze uma ação perante o Supremo antes das eleições. Isso permitirá que a corte analise a lei como um todo e impede uma eventual inconstitucionalidade da lei”, afirmou.