Leia Mais
Kassab diz não temer ação disciplinar do DEMPartido de Kassab nasce como aliado de Anastasia em MinasACM Neto pede a expulsão de Gilberto Kassab do DemocratasPartido de Kassab atrai parlamentares em Minas em busca de autonomiaKassab defende fidelidade, mas com flexibilidade''servindo como uma janela do adesismo e da traição''.
Veja mais notícias da política pelo Twitter
O PPS defende que a resolução do TSE bate de frente com o princípio da fidelidade partidária e constitui uma janela para o troca-troca partidário. A ação vai ser enviada ao Supremo um dia antes da fundação oficial do PSD, em Brasília, prevista para esta quarta-feira.
Entenda
A resolução 22.610, do TSE, regulamenta o princípio de fidelidade partidária. Segundo a norma, os mandatos pertencem aos partidos políticos, portanto, o político que muda de partido durante sua legislatura deve perder o mandato. Entretanto, a resolução prevê excessões em quatro casos específicos: no caso de fusão ou incorporação de partidos, quando o programa partidário sobre alterações, quando há discriminação pessoal do político por parte da legenda ou se houver a criação de novo partido, como é o caso do PSD.