Confira a galeria de fotos da visita de Dilma à China
Leia Mais
Na China, Dilma cobrará apoio para o ingresso do Brasil no Conselho de Segurança da ONUDilma diz que não é 'concebível' reforma da ONU sem o BrasilDiscurso de apreço por Brasil em conselho da ONU é visto como avançoDilma encerra amanhã visita à China e deve passar pela República Tcheca Comissão da reforma política entrega relatório a SarneyConfira as notícias de política do Em.com pelo Twitter
“A China atribui alta importância à influência e ao papel que o Brasil, como maior país em desenvolvimento do hemisfério ocidental, tem desempenhado nos assuntos regionais e internacionais, e compreende e apoia a aspiração brasileira de vir a desempenhar papel mais proeminente nas Nações Unidas”, acrescenta o documento.
De acordo com o comunicado, Dilma e Hu Jintao concordam que os países em desenvolvimento merecem ampliar seu espaço no cenário político internacional, por isso pretende ampliar o diálogo em busca dessa conquista. Paralelamente, China e Brasil defendem a atuação da ONU como mediadora de negociações internacionais.
“ reiteraram seu comprometimento com o multilateralismo e expressaram seu apoio ao papel central da ONU na solução de grandes questões internacionais. Reafirmaram a necessidade da reforma da ONU, de forma a torná-la mais eficiente e capaz de tratar dos desafios globais atuais”, completa o documento final.