Jornal Estado de Minas

Oposição promete fiscalizar Programa Minha casa, minha vida

Tucanos e democratas decidem acompanhar execução das obras e visitar casas antes de serem entregues à população

Izabelle Torres Leandro Kleber Juliana Cipriani
A qualidade das construções realizadas por meio do programa Minha casa, minha vida será fiscalizada por parlamentares da oposição. A ideia é acompanhar a execução dos convênios e visitar casas antes de serem entregues à população. “É indiscutível a importância de políticas de moradia para os brasileiros. No entanto, como integrantes do Legislativo, precisamos garantir que as casas são de qualidade, foram construídas com segurança e que o preço é justo. Não é possível fingir que é normal um teto desabar”, defende Pauderney Avelino (DEM-AM).
Ontem, a liderança dos democratas lançou um site de acompanhamento dos programas do governo. Segundo o líder da legenda, Antônio Carlos Magalhães Neto (BA), o Minha casa, minha vida será uma das prioridades na fiscalização. “Vamos agendar visitas in loco nessas casas e acompanhar cada real gasto pelo governo. Queremos ver as condições das casas, a estrutura dos bairros e o tratamento dado às famílias que entraram nesses financiamentos. Nosso objetivo é ver tudo de perto e evitar que a população seja prejudicada por falhas do Executivo”, avisa o líder.

O deputado mineiro Marcus Pestana (PSDB) defende que as condições das casas que fazem parte do Minha casa, minha vida sejam alvo de discussões em comissões temáticas da Câmara. Segundo ele, as falhas nos empreendimentos mostram que o programa foi usado de forma eleitoreira pela atual presidente Dilma Rousseff e pelo seu antecessor Lula. “Essas falhas nas casas são uma demonstração do choque de realidade que os brasileiros estão tendo. O mundo real desses programas governistas é diferente da maravilha mostrada durante a campanha. Precisamos fiscalizar para reduzir os danos à população”, opina o tucano. “Acho que o nosso papel é levar o problema para as comissões da Casa, fiscalizar e denunciar as irregularidades e as falhas nesse e em outros programas em andamento”, completa o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO).

O presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra, criticou a situação dos moradores do Bairro Planalto e pediu a apuração dos fatos. “Temos que investigar. É mais um escândalo e não é o primeiro. E a informação que temos é de que mais problemas vão surgir”, afirmou.

Em Minas, os deputados estaduais da base do governador Antonio Anastasia (PSDB) pediram ontem a apuração das irregularidades nas obras do Minha casa minha vida em Governador Valadares. Requerimento do deputado João Leite (PSDB) pede que o Ministério Público Federal apure o desmoronamento das casas. O parlamentar também pede que o Ministério Público Estadual mineiro entre na investigação para avaliar as condições de habitabilidade das moradias. “É um escândalo. Todos estão assinando o requerimento para investigar a situação”, afirmou.

Os deputados estaduais também devem visitar o local. Célio Moreira (PSDB) apresentou requerimento para uma visita da Comissão de Obras Públicas do Legislativo para avaliar as condições. “Parece a história dos três porquinhos: o lobo soprou e a casa caiu”, disse.