Ao decidir pela indicação de um candidato próprio para as eleições de 2012, o diretório municipal do PT também encerra as suspeitas de que a base oposicionista poderia atrair nomes como o do deputado federal Gabriel Chalita (PSB-SP) para disputar as eleições municipais. Chalita foi convidado pelo PMBD para filiar-se ao partido e ser um dos nomes cotados para a disputa, segundo revelado no início de abril pelo presidente do PMDB de São Paulo, deputado estadual Baleia Rossi. "Queremos ter uma aliança ampla, mas decidimos ter um nome próprio", afirmou Donato, após ser questionado sobre a possibilidade de Chalita ser o nome da oposição.
Leia Mais
PT paulistano reage à ofensiva de KassabAo lado de aliados, Kassab lança o PSD em BrasíliaKassab deve arcar com metade do custo da Nova LuzPSD já coleciona políticos com problemas na Justiça Contrato de Kassab para área da saúde é investigadoNa visão do presidente do diretório municipal do PT, o partido não enfrenta problemas para escolher o candidato. "Nomes não nos faltam. Queremos apenas escolher o nome mais adequado (para a disputa)", afirmou Donato, citando uma extensa lista com sugestões como o da senadora Marta Suplicy e do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.
A pretensão do diretório municipal é concluir a escolha do nome à Prefeitura de São Paulo até o começo do próximo ano. Essa candidatura deverá ser sustentada em uma ampla base de apoio, incluindo o PMDB. A parceria municipal com o PCdoB e o PDT, entretanto, é mais incerta. "O Kassab adotou a política de atrair partidos que estiveram ao nosso lado na candidatura do Mercadante", diz Donato, em referência à disputa do atual ministro pelo governo do Estado de São Paulo, no ano passado.
Outro pilar da candidatura municipal, defende o vereador, é a coalizão entre os diretórios estadual e nacional com o PT de São Paulo. Para tanto, será criado um conselho político cuja principal finalidade será envolver as direções das três esferas. "A disputa na cidade de São Paulo nunca é só municipal. Queremos envolver também as lideranças estaduais e nacionais". O conselho deverá ser implementado até o final do próximo mês.