Mais de cem Diretórios Municipais do PMDB estão ameaçados
Em busca de uma rearticulação para as eleições de 2012, o PMDB de Minas decidiu que vai enquadrar todos os Diretórios Municipais acusados de infidelidade partidária e aqueles considerados ineficientes pela legenda. Em reunião nesta segunda-feira, em Belo Horizonte, a Executiva Estadual do partido recebeu os pedidos de dissolução de Diretórios em mais de cem cidades de Minas. Estão sob risco de desaparecer os Diretórios que não têm seguido as orientações das Executivas Nacional e Estadual nas eleições, apoiando partidos e coligações distintas da coligação majoritária, e aqueles que não apresentaram bons resultados nos últimos pleitos.
Segundo o presidente do PMDB mineiro, deputado federal Antônio Andrade, cada Diretório poderá apresentar sua defesa ao partido antes de ser dissolvido. Aqueles que apresentaram resultados ruins podem se salvar, mas devem sofrer intervenções em suas lideranças e serem reformulados.
A medida faz parte da estratégia do PMDB para as eleições de 2012. Atualmente, a legenda tem 119 prefeituras e 1100 vereadores em Minas, mas se preocupa com a perda de capilaridade no interior. Segundo Andrade, a maior deficiência no partido está na falta de comunicação com as bases. Ele faz um mea-culpa afirmando que as decisões do partido, ultimamente, ficaram muito concentradas na cúpula estadual e estadual. ''A comunicação do partido com as bases, nos últimos anos, tem ficado muito prejudicada. Muitos municípios não têm conseguido levar adiante suas reclamações. Queremos uma aproximação maior para que eles possam dizer o que pensam a respeito de temas importantes como o Código Florestal e a Reforma Política'', afirma.
Acompanhe as notícias da política pelo Twitter
Belo Horizonte
Durante os encontros da Executiva Estadual, o partido também quer avançar nas discussões sobre a disputa da prefeitura de Belo Horizonte. Enquanto o PT e o PSDB se enfrentam em um cabo de guerra pelo apoio do atual prefeito, Marcio Lacerda (PSB), o PMDB trabalha com quatro nomes que podem sair para a disputa: Leonardo Quintão, Sávio Souza Cruz, Iran Barbosa e Pastor Vanderlei Miranda. ''Esse anos nós queremos fortalecer o nome do PMDB em Belo Horizonte com uma boa chapa de candidatos a vereadores e aquele que tiver a melhor condição de disputar as eleições será o nosso candidato'', afirmou Andrade.