Centenas de pessoas movimentam a cidade histórica de Ouro Preto na manhã desta quinta-feira, feriado do Dia de Tiradentes. Os últimos ensaios da solenidade terminaram no início desta manhã, mas muitos dos condecorados estão atrasados, já que o trânsito na BR-356 é complicado neste momento. O governador Antônio Anastasia (PSDB) e a presidente Dilma Rousseff, oradora oficial do evento, chegarão de helicóptero na base aérea do campus da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), por volta de 10h25. O início da solenidade está previsto para às 11h.
Além da entrega da Medalha da Inconfidência a 238 personalidades que se destacaram por sua contribuição ao país, serão comemorados os 300 anos da fundação de Vila Rica e a repatriação dos restos mortais de três inconfidentes no museu da cidade.
A Praça Tiradentes, no Centro de Ouro Preto, está dividida em três setores: o palco, reservado para Dilma e Anastasia, o setor onde ficarão os demais homenageados e o espaço para músicos e orquestra. Nas redondezas, a movimentação é de curiosos.