O deputado estadual João Leite, que será eleito no início da tarde deste sábado, presidente do PSDB de Belo Horizonte, defendeu a candidatura própria do partido à Prefeitura de Belo Horizonte e disse que o nome mais forte é do deputado federal Rodrigo de Castro, filho do secretário de Estado de governo, Danilo de Castro, um dos mais próximos aliados do senador Aécio Neves. "A candidatura própria é uma vontade da base do partido. Vamos discutir com as nossas lideranças. Temos vários nomes, principalmente do deputado Rodrigo de Castro", afirmou ele, durante convenção na sede do PSDB, no bairro Santo Agostinho, Região Centro-Sul da capital.
João Leite encabeça a chapa de consenso para o diretório municipal composta de 70 membros efetivos e 24 suplentes. A chapa, segundo ele, confirma que a crise nacional do PSDB não se refletiria em Minas, ficando restrita ao ninho paulista dos tucanos. "Aqui em Minas é diferente, com a liderança do senador Aécio, somos unidos, não há problemas", garantiu.
O novo presidente desconversou quando perguntado sobre a manutenção da aliança com o prefeito Márcio Lacerda (PSB), que há duas semanas admitiu que pretende se candidatar à reeleição no ano que vem. "É uam discussão qu se dará com as lideranças do partido", afirmou. Em 2008, Lacerda foi eleito com o apoio de Aécio e do ex-prefeito Fernando Pimentel (PT), atual ministro do Desenvolvimento Econômico. Na época, por pressão do PT nacional, o PSDB não figurou oficialmente na aliança, enquando o PT elegeu o vice-prefeito Roberto Carvalho.
A convivência na administração municipal tem sido tumultuada. Na reforma administrativa feita este ano, Lacerda foi acusado pelos petistas de privilegiar os tucanos. O presidente da Câmara Municipal, Leo Burguês – eleito com o apoio de Aécio – e o líder do partido na Câmara, Henrigue Braga, participam da convenção que também vai eleger os membros da Executiva Municipal.