(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Marcio Lacerda diz que tem obrigação de tentar aliança entre PT e PSDB


postado em 02/05/2011 07:21 / atualizado em 02/05/2011 07:51

Candidato certo à reeleição, Lacerda está no meio do fogo cruzado da disputa entre PT e PSDB(foto: Juliana Flister/esp. em/d.a press)
Candidato certo à reeleição, Lacerda está no meio do fogo cruzado da disputa entre PT e PSDB (foto: Juliana Flister/esp. em/d.a press)
Um dia depois de o PSDB municipal anunciar planos de candidatura própria à Prefeitura de Belo Horizonte, o prefeito Marcio Lacerda (PSB), eleito com a ajuda de tucanos e petistas, declarou ontem que tem a “obrigação de tentar” reeditar a aliança que lhe deu a vitória em 2008. Candidato certo à reeleição, Lacerda está no meio do fogo cruzado da disputa entre PT e PSDB. Os dois partidos fazem parte da base de apoio do prefeito, mas ambos já anunciaram a possibilidade de lançar candidatura própria. Lacerda, no entanto, quer ter o apoio dos dois partidos, cenário visto como o melhor dos mundos na visão de seus partidários. Mas tanto o PT quanto o PSDB rechaçam a possibilidade de uma nova dobradinha nos moldes da última eleição.

Enquanto não há uma definição, Lacerda, por uma questão de estratégia, vem adotando a postura de ficar em cima do muro. Mesmo com as novas ameaças de voo solo do PSDB, Lacerda tenta minimizar a situação. “É natural. É um grande partido, tem muitos militantes, faz parte do jogo democrático essa vontade de ocupar espaço. Agora, certamente o futuro vai mostrar se haverá a repetição da aliança ou não”, avaliou em entrevista. “Mas é muito cedo para isso, não me canso de dizer que o importante é nos dedicarmos à gestão da cidade. Os partidos estão todos bem representados. E qualquer antecipação desse debate vai provocar desunião dentro do processo administrativo da prefeitura”, disse.

unto com o governador Antonio Anastasia, Lacerda participou da comemoração do 1º de Maio em Belo Horizonte, num grande evento organizado pela Força Sindical. Antes de rápido discurso para a plateia, Anastasia comentou a movimentação do PSDB municipal, que elegeu no sábado o deputado João Leite como presidente municipal do partido, com vistas na disputa de 2010. Além de João Leite, o nome do deputado federal Rodrigo de Castro é outro cotado dentro do partido.

Cautela


Apesar de achar que ainda é cedo para falar em eleições, Anastasia disse que já chegou o momento de falar em projetos de coligações. “É a hora de discutir, de levantar teses, ideias, possibilidades de aliança. Mas isso vai demandar muita discussão. O PSDB é o partido mais forte de Minas e queremos ser protagonistas. As conversas vão se iniciar agora, vamos ter calma e paciência”, assinalou Anastasia.

Pelo lado do PT, o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel (PT), iniciou as tratativas com Lacerda. Pimentel defende a manutenção da aliança, mas esbarra na intenção de outros líderes do partido em lançar candidatura própria. No caso de o PT marchando junto com Lacerda, o PSDB seria automaticamente excluído do projeto. Os nomes do vice-prefeito Roberto Carvalho e do ex-ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias são os mais defendidos pelos petistas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)