Enquanto PT e PSDB se articulam para reeditar uma aliança com o prefeito Marcio Lacerda (PSB) na disputa pela reeleição em Belo Horizonte, os peemededebistas correm por fora e já se movimentam para atrair outras forças. Em um encontro com o PR, do senador Clésio Andrade, foi tratada a possibilidade de coligação, na qual a legenda pode ficar com a vaga de vice na chapa. Para não ficar isolado na capital e alavancar a candidatura própria à sucessão, o partido, que foi para o segundo turno nas últimas eleições, iniciou as conversas com aliados da base da presidente Dilma Rousseff (PT).
Quintão admitiu a possibilidade de oferecer a vaga de vice para ter o partido na coligação. “É cedo para discutir mas, caso o PR caminhe conosco, terá um espaço importante no primeiro escalão, uma vaga de vice no mínimo”, afirmou. Leonardo Portela confirmou o convite, mas afirmou que ainda não houve decisão do partido, que no plano municipal apoia Lacerda e no estadual é aliado do PSDB do governador Antonio Anastasia.
Antes, porém, de consolidar novos apoios, o PMDB terá de resolver internamente quem será o candidato. Além de Leonardo Quintão, derrotado no último pleito pelo atual prefeito, o partido tem como opções colocadas os deputados estaduais Sávio Souza Cruz e Vanderlei Miranda e o vereador Iran Barbosa.
PT x PSDB
Do outro lado, segue também a indefinição. PT e PSDB brigam para apoiar Marcio Lacerda. A polêmica aliança que reuniu os dois partidos e o PSB em 2008, dizem, dificilmente se repetirá. O PSDB trabalha com a possibilidade de lançar candidato próprio. Na última reunião da executiva municipal, líderes tucanos fizeram um apelo por nomes da legenda.
De acordo com o presidente do PSDB de BH, deputado estadual João Leite, a reedição da aliança com Lacerda não será fácil e vai depender da postura do prefeito. “Não é uma engenharia fácil, até pelo sentimento dentro do PSDB, que não se sente ouvido na prefeitura. Tenho colhido isso de militantes do partido”, afirmou. No entanto, João Leite disse que não partirá do PSDB a iniciativa de conversas com o socialista. “O PSDB tem representação no governo e está à disposição para conversar a qualquer momento”, disse.
O presidente municipal da legenda tem hoje encontro com o presidente nacional do PSC, Everaldo Dias, e tem procurado outros aliados para o pleito de 2012. “Temos conversas permanentes com os partidos, até pela ampla base do governo Anastasia”, afirmou João Leite. Já o PT marcou reunião para o dia 30 com as executivas estadual e federal, além das respectivas bancadas, para discutir a situação do partido em Belo Horizonte.