O gigante dorme, seguro de ter, ao longo das últimas quatro eleições municipais, garantido a presença em chapas proporcionais apresentadas para concorrer às câmaras municipais de mais de 5 mil municípios. É assim que o PMDB, que no período não lançou candidatura própria à Presidência da República, mantém a capilaridade nas bases, fincadas em mais de 90% das cidades brasileiras. Além do PMDB, entre os grandes, o PT e o PSDB mantêm, nos dois últimos pleitos municipais, o mesmo número de chapas proporcionais, com flutuações em torno de 2% para mais ou para menos.
O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, explica o trabalho voltado, nos últimos dez anos, para levar seu partido às pequenas cidades. “O interior do Brasil se modernizou. Os currais tradicionais foram dizimados”, afirma Rabelo.
A modernização veio acompanhada da penetração dos pequenos partidos nos municípios menores. “Os grandes estão saturados. Muitos líderes locais caminham para os partidos menores, porque neles, teoricamente, têm mais chances de se eleger”, avalia Renato Rabelo. “A realidade política brasileira se mostra plural. E querem acabar com isso por decreto”, assinala, em crítica à proposta de fim das coligações proporcionais.
Além de facilitar a eleição de líderes locais que em partidos tradicionais não teriam chance, as pequenas siglas viabilizam uma espécie de terceira via nos municípios em que a política é polarizada. “Em cidades pequenas, em geral dois grupos comandam e se revezam. Muitas pessoas que têm um trabalho social e gostariam de entrar para a política ficam sem opção”, considera o deputado estadual Anselmo José Domingos, vice-presidente nacional do PTC, para quem os novos partidos se apresentam como oportunidade de participação política formal. Segundo Anselmo, o PTC, que em 2008 lançou chapas proporcionais em 1.105 cidades, no ano que vem vai dobrar a sua presença.
Também o PSC faz planos de expansão. O partido, que em 2008 apresentou 1.108 chapas proporcionais para as câmaras municipais, anuncia para as eleições do ano que vem presença em 4 mil municípios.