(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo de Minas exonera mais dois fichas suja


postado em 07/06/2011 06:00 / atualizado em 07/06/2011 06:11

Os ex-prefeitos de Ouro Preto José Leandro Filho e Marisa Maria Xavier Sans foram exonerados dos cargos de confiança que exerciam no governo do estado. Os dois foram condenados por improbidade por decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e não poderiam exercer funções por causa da Lei da Ficha Limpa estadual, que proíbe condenados em segunda instância por crimes graves contra a administração pública e a vida de ocupar cargos de confiança no primeiro e segundo escalão, conforme revelou com exclusividade o Estado de Minas.

A exoneração dos dois foi publicada semana passada no Diário Oficial de Minas Gerais. Desde a entrada em vigor da Lei da Ficha Limpa mineira, o governador Antonio Anastasia (PSDB) já exonerou cinco ocupantes de cargos de confiança, todos nomeados por indicação política. A expectativa é de que pelo menos meia centena de nomeados deixem o cargo até o dia 19, prazo máximo dado pelo decreto do governo do estado para que os ocupantes de cargo de confiança declarem, de próprio punho, a existência ou não de impedimentos para o exercício de função pública. Até mesmo aliados do governo Anastasia consideraram muito rigorosas as exigências, que impedem a ocupação de cargo público até por condenados por má gestão.

Condenada por improbidade administrativa, a ex-prefeita foi nomeada em fevereiro para o cargo de vice-presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), cargo que, até sua indicação, não existia na instituição, que tem como principal objetivo promover a preservação do patrimônio da cidade histórica. Marisa Xavier foi condenada por ter feito alterações no patrimônio histórico de Ouro Preto sem autorização.

José Leandro Filho foi indicado, também em fevereiro, para o cargo de assessor especial da Secretaria de Governo. Ele foi condenado pelo TJMG por pagar salário de motorista para um vereador em exercício durante sua administração como prefeito de Ouro Preto. Ainda permanece em cargo de confiança o ex-prefeito de São João do Paraíso José Nelci de Souza, nomeado assessor especial da Secretaria de Trabalho e Emprego, dirigida pelo deputado licenciado, Carlos Pimenta (PSDB). O ex-prefeito foi cabo eleitoral do secretário nas eleições passadas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)