(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Procuradoria entra com 257 representações contra doadores irregulares


postado em 18/06/2011 06:00 / atualizado em 18/06/2011 07:04

A Procuradoria Regional Eleitoral de Minas Gerais (PRE-MG) ajuizou 257 representações contra pessoas físicas e jurídicas que fizeram doações, nas eleições do ano passado, em valores acima do limite estabelecido pela Lei 9.504/97. No caso das empresas, a doação não pode ultrapassar o limite de 2% do faturamento bruto obtido no ano anterior à eleição; no caso de doações feitas por pessoas físicas, o valor máximo não pode ultrapassar 10% do que elas declararam como rendimento bruto à Receita Federal também no ano anterior ao das eleições. Entre os representados estão 115 pessoas físicas e 142 pessoas jurídicas.

Os doadores que excederam os limites impostos pela lei eleitoral estão sujeitos ao pagamento de multa no valor de cinco a 10 vezes a quantia em excesso e à declaração de inelegibilidade pelo prazo de oito anos, que, no caso das pessoas jurídicas, recairá sobre seus dirigentes à época da doação. Em caso de condenação, as empresas também ficarão impedidas de participar de licitações, contratar com o poder público e receber incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de cinco anos.

Para que se possa arbitrar a multa, cujo valor deverá ser calculado com base na quantia em excesso das doações, a PRE-MG pediu a quebra do sigilo fiscal de todos os representados. O Ministério Público Federal ajuizou as últimas seis representações ontem. Algumas já estão nas mãos da Justiça Eleitoral mineira, que já notificou, em alguns casos, as partes envolvidas.

O TRE informou que as regras de processamento das representações foram modificadas na semana passada pelo Tribunal Superior Eleitoral. As representações devem ser julgadas no domicílio eleitoral de origem do processado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)