(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Itamar recebe mensagem de aniversário da presidente


postado em 29/06/2011 06:00 / atualizado em 29/06/2011 07:12

O ex-presidente e senador Itamar Franco (PPS-MG) continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para o qual foi transferido na tarde de segunda-feira, devido a uma pneumonia grave. Itamar completou 81 anos nessa terça-feira e está fazendo tratamento de quimioterapia para curar uma leucemia diagnosticada há pouco mais de um mês. Ele recebeu dezenas de mensagens de cumprimento e de pleno restabelecimento, por meio do seu Twitter; e também enviadas para o seu gabinete e diretamente para o Hospital Albert Einstein. Uma das mensagens foi enviada pela presidente Dilma Rousseff. Também escreveram ao mineiro o vice-presidente Michel Temer, o senador José Sarney (PMDB) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli.

Assim que o senador deu entrada no Albert Einstein, a presidente pediu que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ligasse para a direção do hospital pedindo informações sobre o estado de saúde do ex-presidente. Desde segunda-feira, o ministro passou a informar diariamente à presidente a evolução do quadro de saúde de Itamar. Por conta do aniversário, Dilma enviou uma mensagem a Itamar na tarde dessa terça-feira desejando-lhe melhora e reconhecendo a importância de Itamar como homem público. “Ao cumprimentá-lo pela passagem de seu aniversário, desejo-lhe, ao mesmo tempo, o mais pronto e completo restabelecimento. Com minhas felicitações e votos de rápida convalescença, queira também aceitar a expressão de minha sincera admiração por suas reconhecidas qualidades de homem público.”

Mais de 100 autoridades ligaramnessa terça-feira  para o gabinete de Itamar, em Brasília, para desejar votos de melhoras e prestar solidariedade aos funcionários do Senado que trabalham com o político. De acordo com a assessoria do senador, o quadro dele permanece “estável”. O último boletim médico do Albert Einstein, divulgado segunda-feira à noite, informa que Itamar apresentou ótima resposta ao primeiro ciclo quimioterápico. No entanto, desenvolveu uma pneumonia grave, havendo necessidade da transferência para a Unidade de Terapia Intensiva “para melhores cuidados”. O boletim foi assinado pelo médico Nelson Hamerschlake e pelo diretor superintendente do hospital, Cendoroglo Neto.

Nessa terça-feira, o Albert Einstein não divulgou novo boletim e não informou se Itamar Franco chegou a receber alguma visita especial por causa do seu aniversário. Mas, além da secretária, dona Neuza, que o acompanha há cerca de 40 anos, o senador e ex-presidente passou a receber o carinho das filhas – Fabiana e Georgiana –, que também estão junto dele no hospital. Uma delas veio dos Estados Unidos, onde mora.

O senador está internado desde 21 de maio, quando foi ao hospital depois de sentir um incômodo atribuído a uma gripe provocada pelo ar condicionado do plenário. Exames de sangue diagnosticaram a leucemia. Desde então, Itamar está licenciado de suas atividades no Senado. Ele não está sendo substituído, porque, de acordo com o regimento do Senado, o suplente só assume a cadeira do senador se ele se afastar por um período superior a 120 dias. Itamar tem como suplentes Zezé Perrella (PDT) e a vereadora de Belo Horizonte Elaine Matozinhos (PTB).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)