(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coleta de lixo vira embate jurídico em Ouro Preto

Decisão de desembargador invalida resultado de concorrência para coleta de resíduos em Ouro Preto, mas prefeitura alega que Justiça local já havia proferido sentença final no caso


postado em 08/07/2011 06:00 / atualizado em 08/07/2011 08:02

O desembargador Elias Camilo, da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), suspendeu liminarmente a decisão da Justiça de primeira instância que autorizou a empresa Ecosystem Serviços Urbanos a participar da licitação para capina, varrição e coleta do lixo das ruas de Ouro Preto. A concorrência foi oficialmente encerrada pela prefeitura em 29 de junho com a assinatura do contrato com a Ecosystem, empresa vencedora do certame, e a decisão final da Justiça de Ouro Preto de que o processo licitatório foi legal. A procuradora do município, Juliana Pires de Souza, afirma, no entanto, que a decisão do desembargador não tem validade, pois a Justiça local já deu sentença final no caso e já enviou ofício ao TJMG comunicando a perda do objeto da liminar. “O contrato com a Ecosystem está mantido”, assegurou a procuradora. Caso se confirme a tese da procuradora, a decisão tomada pela Justiça de primeira instância pode ser reformada no próprio Tribunal de Justiça.

O desembargador acatou a tese apresentada pela KTM Engenharia – vencedora do segundo lote da concorrência, relativa à coleta de resíduos da saúde –, de que a Ecosystem não poderia ter sido habilitada, pois Willy Annies Neto não tinha procuração legal para representar os sócios da empresa na disputa. A Ecosystem chegou a ser descredenciada pela própria Prefeitura de Ouro Preto por causa da ausência desse documento, mas obteve na Justiça da cidade autorização para participar do certame e acabou vencendo. A decisão do desembargador é em resposta a recurso apresentado pela KTM contra a decisão da Justiça local.

O advogado da Ecosystem, Flávio Bernardes, disse que vai recorrer da decisão. Segundo ele, com a assinatura do contrato com a prefeitura, o processo que questionava a habilitação da Ecosystem foi extinto pela Justiça de Ouro Preto. A vencedora da licitação foi indiciada em 2009 pela Polícia Civil do Paraná por fraude na coleta do lixo de São José dos Pinhais. De acordo com a denúncia, a empresa misturava lixo empresarial com o doméstico para aumentar a tonelada coletada e ganhar mais pelo serviço. Bernardes negou as irregularidades. Segundo ele, as denúncias não teriam fundamento e foram feitas por concorrentes incomodados com a atuação da empresa no município. Em Ouro Preto, a Ecosystem também vai receber por tonelada coletada.

Também nessa quinta-feira, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) Eduardo Carone da Costa determinou a realização de uma auditoria em todo o processo licitatório para o tratamento do lixo de Ouro Preto e o envio para Câmara Municipal e para o Ministério Público do resultado da análise, caso sejam confirmadas irregularidades. Carone destacou que o pedido de suspensão da concorrência foi enviado para o município um dia depois da assinatura do contrato com a Ecosystem.

Como a concorrência já foi encerrada, com a decretação da empresa vencedora, o TCE não tem poder para sustar a assinatura do contrato. Além de irregularidades técnicas, o relatório aprovado pelo TCE aponta a ausência de reabertura de prazo para apresentação de propostas depois de algumas alterações feitas pelo município no edital para a concorrência.

Análise da notícia

Em nome da transparência


Causa estranheza a celeridade da procuradoria do município de Ouro Preto em desqualificar a decisão do desembargador Elias Camilo. Vale lembrar aos representantes da lei, em todas as esferas, a salutar importância do aprofundamento das investigações para que se possa, em nome da transparência, dissipar toda e qualquer suspeita – dure o tempo que durar. Até porque, a cada novo desdobramento de um caso por si só intrincado, cresce a impressão na sociedade de que algo não cheira bem na cidade secular.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)