Depois de perder o Ministério dos Transportes, a bancada mineira do PR briga agora pelo comando do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a autarquia da pasta responsável pela execução de projetos rodoviários, ferroviários e aquaviários no país. Para ter o cargo, os parlamentares argumentam que o estado, além de ter a maior quilometragem em estradas federais, pena com a demora na execução de obras como o Anel Rodoviário de Belo Horizonte, a duplicação da BR-040, no trecho entre o trevo de Ouro Preto e Barbacena, e a duplicação da BR-381 sentido Vitória.
O terceiro nome provoca calafrios nos mineiros do PR: Hideraldo Luiz Caron, diretor de Infraestrutura Terrestre do Dnit e ex-secretário de Obras do governo do Rio Grande do Sul, no mesmo período em que Dilma foi secretária de Energia no estado. Hideraldo está no cargo desde o primeiro ano do governo Lula. Na campanha eleitoral para a Presidência, Dilma, que nasceu em Belo Horizonte mas fez carreira política no Rio Grande do Sul, sempre teve muito cuidado em lidar com o tema para não melindrar nem mineiros nem gaúchos.
O deputado federal Jaime Martins (PR-MG), que chegou a ser cotado para substituir Alfredo Nascimento, afirma que Minas tem quadros para assumir o Dnit, mas que não há condições, no momento, de dizer que o cargo ficará com o estado. “Nossa expectativa é de que haja pessoas do nosso estado dentro do Dnit. Minas tem as maiores malhas rodoviária, ferroviária e grande potencial hidroviário”, diz o parlamentar.
Copa na Barganha
Insatisfeita com a presidente Dilma Rousseff, a bancada do PR na Câmara conseguiu um espaço para atrapalhar os planos do governo, caso as relações se compliquem ainda mais. A Comissão de Orçamento aprovou um requerimento de criação de um grupo de fiscalização dos gastos da Copa do Mundo e das Olimpíadas. O assunto vinha sendo discutido havia semanas e somentem nessa terça-feira, por pressão da sigla, a proposta foi aprovada.
A ideia é que o grupo tenha acesso semanalmente a dados sobre a execução das obras, detalhes de repasses feitos pelas empreiteiras e mantenha diálogo constante com o Tribunal de Contas da União (TCU). "Nossa ideia é acompanhar bem de perto esse assunto e exercer nosso papel de fiscais", comenta o autor do requerimento, Wellington Roberto (PR-PB). "Esses gastos precisam ser acompanhados de perto. Ainda mais depois da aprovação desse Regime Diferenciado de Contratações, que tem alguns trechos que me preocupam muito", completa Edson Giroto (PR-MS).
A pressão do PR pela aprovação do grupo de trabalho – apesar de já existir um Comitê de Fiscalização e Controle Orçamentário dentro da comissão – foi interpretada por governistas como uma estratégia para aumentar o espaço e a importância da legenda no parlamento.
A ideia, no entanto, desagradou o PSDB, que teme a redução das atribuições do comitê já existente, comandado pelo deputado Vaz de Lima (PSDB-SP). O tucano vinha se preparando para intensificar o controle desses gastos e reagiu à manobra do PR.
Na disputa
Jony Lopes
Mineiro de Juiz de Fora. Diretor de Planejamento e Pesquisa do Dnit. É funcionário de carreira do órgão
Bernardo Figueiredo
Mineiro de Sete Lagoas. Diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Trabalhou com a presidente Dilma Rousseff quando a petista era ministra-chefe da Casa Civil no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Hideraldo Luiz Caron
Catarinense de São José do Cedro. Diretor de Infraestrutura Terrestre do Dnit. Foi para a autarquia em 2004, no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva.