O ex-secretário de Direitos Humanos do governo Lula Nilmário Miranda lamentou nesta quarta-feira a morte de dona Helena Greco, uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores e pioneira na luta pelos direitos humanos no país. Atualmente na presidência da Fundação Perseu Abramo, em São Paulo, Nilmário relembrou a luta de dona Helena contra a ditadura militar.
"Dona Helena era uma valente. Mesmo com 63 anos, dona Helena enfretou abertamente os oficiais. Mesmo diante de policias truculentos e atentados a bomba em sua casa, ela não se deixou intimidar", contou.
Nilmário também relembra o pioneirismo de Helena Greco na luta pelos direitos humanos. "Ela criou a primeira comissão de Direitos Humanos do país em uma Câmara de Vereadores, na época em que se elegeu vereadora de Belo Horizonte, em 1982", afirmou.
Durante a administração Patrus Ananias na capital mineira, dona Helena dirigiu a primeira Coordenadoria de Direitos Humanos da capital. "Ela tinha um enorme prestígio e credibilidade no Partido dos Trabalhadores", afirma Nilmário Miranda.