Com a pauta repleta de pendências do semestre passado, os vereadores de Belo Horizonte aprovaram, no primeiro dia após o recesso parlamentar, três projetos em 2º turno. Eles eles, o PL 623/2009, do vereador Adriano Ventura (PT), que cria o Conselho Municipal de Direitos Humanos. O PL 430/2209, do Executivo, autoriza a criação do Conselho Municipal de Esportes e o PL 1354/2010, do vereador Daniel Nepomuceno (PSB), determina a colocação de placas em braille na entrada de parques, espaços públicos de lazer e órgãos da administração municipal direta e indireta.
Outro texto aprovado, mas em 1º turno, é o PL 1725/201, de Edinho Ribeiro (PTB). A matéria do petebista prevê normas econômicas para intimidar o transporte clandestino de passageiros na capital. Na pauta de votação, a fila é de 1,3 mil projetos, que devem ser votados até julho de 2012, antes que se iniciem os esforços para as eleições municipais.
Nesta segunda, dos 41 parlamentares da Casa, estiveram presentes 39. Após a apreciação das matérias, foi exibido um vídeo em homenagem à ex-vereadora do PT, Helena Grecco, que morreu na semana passada, em BH. 'Dona Helena', como era conhecida, foi a primeira parlamentar da sigla a ocupar vaga na Câmara Municipal e ajudou a fundar o partido em Mina, além de ter se empenhado na luta pelos direitos humanos.