Jornal Estado de Minas

Nelson Jobim chama Ideli Salvatti de "fraquinha"

Alexandre Vaz
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, voltou a dar declarações polêmicas. Na edição da revista Piauí que chega às bancas nesta sexta-feira, Jobim chamou a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, de "fraquinha". Na mesma entrevista, ele afirmou ainda que a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, "sequer conhece Brasília".
As declarações foram reveladas na coluna da jornalista Mônica Bergamo, no jornal Folha de S. Paulo. Segundo a jornalista, entrevista também traz comentários de Jobim sobre as negociações do governo federal sobre o sigilo eterno de documentos. "É muita trapalhada", teria dito o ministro à Piauí.

A entrevista deve gerar ainda mais desconforto sobre a permanência de Jobim no governo. Interlocutores de Dilma afirmam que a presidente não gostou nada de saber que Nelson Jobim afirmou ter votado em José Serra nas eleições presidenciais de 2010.

Na cerimônia de homenagem aos 80 anos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Nelson Jobim também deixou os governistas irritados, ao rasgar elogios a FHC e dizer que, hoje, é obrigado a tolerar "idiotas".

Após o estrago, o ministro tentou se explicar no programa de entrevistas "Roda Viva", transmitido pela TV Cultura. Sobre a declaração de voto a Serra, Jobim defendeu-se, dizendo que não é dissimulado e que a presidente Dilma sabia de sua intenção de voto. Sobre Dilma, Jobim elogiou-a, dizendo que é uma pessoa "extraordinária" e que tem prazer em ser ministro dela.