Segundo a prefeitura do município, o trecho de mais de 40 quilômetros da rodovia federal, entre Minas Nova e Virgem da Lapa, continua em péssimas condições de trânsito e não existem previsões para o início das obras. A última ação do governo na via foi acompanhada pelos moradores no início da década de 1990, há 20 anos, quando um trecho de seis quilômetros começou a ser asfaltado. No Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) existem três editais que preveem a conservação da BR-367, mas nenhum projeto programado para a pavimentação do trecho que atravessa Araçuaí foi apresentado pelo órgão.
Além da pavimentação da BR-367, prometida durante a campanha eleitoral, os moradores de Araçuaí querem aproveitar a influência do ex-presidente Lula com a presidente Dilma para pedir apoio para outras obras na região. “Temos moradores de áreas que ainda não têm acesso a água. Uma realidade quase impensável no século 21, mas que conhecemos bem. Precisamos de nova represas em nossos córregos, tanto para ajudar a população nos períodos de seca como para ajudar a desenvolver a agricultura e pecuária. A região mais pobre do estado poderia crescer muito com mais boa vontade dos governos”, reforçou Carlindo.
Apoio
A inauguração do novo câmpus do IFNM no ano passado recebeu grande apoio da comunidade e a escola tem se mostrado uma ótima aposta para a região. São cinco cursos técnicos profissionalizantes na áreas de informática, enfermagem, administração, agente comunitário em saúde e agroecologia, atendendo inicialmente 220 estudantes e hoje já são cerca de 700 alunos frequentando o instituto. Formanda no curso técnico em administração, Maria da Ajuda Vieira, de 27 anos, aguarda com ansiedade a presença do ex-presidente na cerimônia do dia 19 e se sente orgulhosa por estar entre os primeiros a concluir o curso. “Estava aqui quando ele fez a promessa de voltar na formatura, exatamente quando receberei o diploma, e queremos agora mostrar nossa gratidão pelo seu apoio, que foi fundamental para a criação do instituto. Tive uma ótima oportunidade para me qualificar na área que pretendo atuar como profissional e a região precisa de iniciativas como essa. Será um honra para nossa turma ter Lula como paraninfo”, diz Maria da Ajuda.