A oposição lança na tarde desta quarta-feira a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os escândalos de pagamento de propina e desvio de dinheiro público no governo Dilma. Os organizadores da campanha prometem apresentar a lista dos parlamentares que já assinaram o pedido de criação da CPI. "Queremos a ajuda da sociedade, mobilizada nas redes sociais, para pressionar deputados e senadores a assinar a CPI da Corrupção. Essa blindagem de ministros promovida pelo governo Dilma é antidemocrática e atua no sentido de jogar toda a sujeira para debaixo do tapete", critica o líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR).
No início do mês, o DEM anunciou que já estava recolhendo assinaturas para instalar uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI), com a participação de deputados e senadores, para investigar as recentes denúncias de corrupção no governo.
"Sem necessidade"
Durante audiência pública na Câmara nesta quarta, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, reafirmou que não vê necessidade de instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar suposto esquema de corrupção em sua pasta. “Temos instrumentos institucionais e legais para apurar e punir quem quer seja. Ontem eu mencionei ações desencadeadas pela CGU, que levaram a operações da Polícia Federal”, disse.