O prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra (PT), foi vaiado na manhã desta quarta-feira, durante o desfile em comemoração ao Dia da Independência. Empossado no dia 23 de agosto, no lugar do prefeito cassado Hélio de Oliveira Santos (PDT), Vilagra é acusado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo dos crimes de formação de quadrilha, desvio de recursos públicos e fraude em licitações.
Quem puxou as vaias foi um grupo político adversário ao petista que também esteve presente na Câmara de Campinas e manifestou-se a favor da instauração de uma Comissão Processante para investigar o novo prefeito. O Legislativo chegou a aprovar a CP e o afastamento de Vilagra durante os trabalhos da comissão, mas o prefeito recorreu da decisão e, com uma liminar, foi mantido no cargo.
O desfile de 7 de Setembro, realizado na Avenida Francisco Glicério, reuniu 10 mil pessoas no Centro de Campinas, segundo informações da Polícia Militar. O prefeito disse, por meio de assessoria, que "as vaias políticas são uma expressão da democracia".