O líder do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), recorreu formalmente ao Ministério Público contra o ministro do Turismo, Pedro Novais, por suposto desvio de dinheiro público. O tucano protocolou duas representações nesta tarde: uma na Procuradoria Geral da República e outra no Ministério Público do Distrito Federal.
"É preciso reconhecer que uma denúncia de prática de ilegalidade ou imoralidade por um ministro de Estado é gravíssima e não pode ser deixada de lado pelos poderes constituídos para ser esquecida pelo tempo", afirmou Nogueira.
A revelação foi publicada pelo jornal Folha de S. Paulo. Em outra reportagem, também publicada pelo mesmo jornal, mostra que a mulher do ministro, Maria Helena de Melo, usa irregularmente um funcionário da Câmara dos Deputados como motorista particular.
"Vê-se, portanto, que o ministro Pedro Novais é useiro e vezeiro em fazer uso de verba pública para dispor de serviços em benefício próprio", afirmou Nogueira, no documento. "Estamos falando de uma pessoa sob a qual já pesa a acusação de gastar dinheiro público em motel e responsável por um ministério alvo de ação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal que levou à prisão temporária de trinta e cinco pessoas", argumenta o tucano.