Para Lacerda, o estágio avançado do projeto e a vontade política demostrada pelas três esferas da administração pública para que a obra saia do papel podem facilitar as primeiras ações no novo transporte da capital. “As primeiras sondagens já foram feitas para todo o projeto, com estudos de viabilidade econômica iniciados em um trabalho sério que começou na gestão de Fernando Pimentel (PT), quando eu era secretário de Desenvolvimento do governo Aécio. Até o fim deste ano vamos rever todo o trabalho técnico feito anteriormente, junto com o governo federal e esperamos que até meados de 2012 já tenhamos a licitação para que as obras comecem no mesmo ano”, disse o prefeito.
Mais trens
Segundo ele, os primeiros resultados vão aparecer primeiro nas melhorias da linha 1 (Eldorado/Vilarinho), com a substituição e ampliação no número de trens, troca da sinalização e aumento na velocidade do transporte. “A linha 2 (Barreiro-Calafate) virá em seguida, já que as obras foram iniciadas anos atrás e interrompidas. Já a linha 3 demoraria um pouco mais. Se contarmos a partir de hoje, com as obras se iniciando até o fim do ano que vem, levaríamos entre quatro e cinco anos para ter tudo pronto”, afirmou Lacerda. Entre os R$ 3 bilhões liberados para a parceria público privada, estão previstos também recursos para um novo estudo básico para a extensão do metrô de Contagem até Betim, na região metropolitana.