(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dilma defende Estado palestino e Brasil no Conselho de Segurança


postado em 21/09/2011 11:34 / atualizado em 21/09/2011 12:09

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira, na abertura da Assembleia-Geral das Nações Unidas, a entrada do Brasil no Conselho de Segurança da ONU. "O Brasil já reconhece o Estado palestino como tal, nas fronteiras de 1967, de forma consistente com as resoluções das Nações Unidas. Assim como a maioria dos países nessa assembleia, acreditamos que é chegado o momento de termos a Palestina aqui representada a pleno título".

Dilma ressaltou a atuação do governo brasileiro no restabelecimento da democracia no Haiti. Segundo ela, o o governo tem orgulho de cooperar tanto com o Haiti quanto com outros países, transferindo tecnologia agrícola, políticas de segurança alimentar e tecnologia para geração de energia limpa e renovável.

No discurso, Dilma defendeu abertamente a instauração do Estado palestino, dizendo que as Nações Unidas devem encontrar, de forma legítima e eficaz, formas de ajudar sociedades que clamam por reforma. Ela lembrou as recentes revoltas em países árabes, dizendo que o mundo deve ajudar a construir a democracia nas nações que clamam por reforma. "O Brasil tem muitos imigrantes daquela parte do mundo e sabemos que a busca pela liberdade é universal".

"Estamos convencidos de que a comunidade internacional deve ser sempre última alternativa. A prevenção de conflitos se dá por meio da promoção da democracia. Muito se falara da responsabilidade de proteger, mas pouco se fala da responsabilidade ao proteger", destacou.(com agências)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)