Comemorado pelos belo-horizontinos como passo decisivo para as melhorias na mobilidade da cidade, o anúncio da expansão e revitalização do metrô não foi bem o que os contagenses esperavam. A cidade vizinha da capital, que hoje conta com apenas uma estação em funcionamento, na Bairro Eldorado, terá um novo terminal ferroviário no Bairro Novo Eldorado, a cerca de quatro quilômetros de distância. No entanto, a expectativa era de que fosse construído um novo terminal intermodal no local, para integrar os ônibus que chegam de vários municípios da região metropolitana, obra que não estava entre os projetos anunciados. A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), afirmou que vai até Brasília questionar a exclusão do projeto executivo apresentado pelo município e espera uma atenção maior para os usuários do metrô que moram fora de BH.
“Confesso que não compreendi o que foi anunciado, porque as obras prometidas vão atender apenas as questões de mobilidade da capital. O PAC da Mobilidade deveria atender as regiões metropolitanas. Em relação ao metrô de Contagem, essa extensão até o Novo Eldorado não vai resolver nosso problema, é como um presente de grego. Continuamos à espera de um projeto para toda a região”, afirmou Marília. Nessa quarta-feira, ela se encontrou com o secretário Estadual de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles (DEM), e combinou uma reunião com representantes do estado e da União para pedir mais atenção aos projetos apresentados.
Para a prefeita, seriam necessários investimentos além da expansão prevista para o metrô, uma vez que a grande maioria dos usuários são moradores da Região Metropolitana de BH e dependem também de ônibus para chegar até as estações ferroviárias. “O que nós propusemos foi a criação de um terminal intermodal que vai integrar o transporte viário municipal e interestadual com o metrô. Quem depende do ônibus para chegar até o metrô vai continuar desembarcando na estação do Eldorado, ou seja, a nova estação não seria potencializada como queremos.”
O projeto aprovado pelo governo federal prevê investimento total superior a R$ 3 bilhões na construção de duas linhas para o metrô, ligando os bairros Calafate/Barreiro e Savassi/Lagoinha, além da revitalização e expansão da linha já existente. Segundo o prefeito Marcio Lacerda (PSB), a licitação deve ficar pronta em meados de 2012 e as obras poderão começar até dezembro, com previsão de durar entre quatro e cinco anos. As primeiras ações estão programadas para a revitalização da Linha 1, com substituição de trens, melhorias na infraestrutura das estações e aumento da velocidade no transporte.
Proposta
No projeto executivo entregue em junho ao Ministério das Cidades estava prevista a construção de um terminal intermodal no espaço destinado à nova estação planejada para o Bairro Novo Eldorado. O empreendimento seria construído em um terreno de 54 mil metros quadrados, com a instalação de espaço comercial, estacionamento, passarela sobre a Via Expressa, uma rodoviária e duas estações – uma que atenderia os ônibus da região metropolitana e outra para o metrô.
Segundo o anúncio feito na semana passada pela presidente Dilma Rousseff, serão investidos R$ 164 milhões na construção de 11 terminais metropolitanos de integração em sete municípios da região. Em Contagem estão previstos três terminais, dois em Santa Luzia, dois em Ribeirão das Neves, e um em Vespasiano, Ibirité, Sabará e Sarzedo. Porém, não foram destinados recursos para o projeto apresentado pela prefeitura de Contagem. “Da mesma forma que conseguimos unir os prefeitos da região metropolitana para investimentos importantes para a população, como o PAC do Saneamento, por exemplo, temos que nos unir também para que um projeto tão importante para a região atenda as demandas”, disse Marília Campos.
À espera do trem
Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o metrô de Belo Horizonte trabalha atualmente com 300 linhas de ônibus integradas, sendo que 152 atendem os usuários da região metropolitana. Em pesquisa divulgada pela Prefeitura de Contagem, no fim de 2009 eram cerca de 200 mil passageiros que saíam do município todos os meses com destino ao Centro da capital. Hoje, o metrô atende uma média de 203 mil passageiros diariamente – incluindo usuários de BH e dos municípios vizinhos. Com as novas linhas previstas no PAC da Mobilidade, a demanda prevista para o metrô deverá ser de 1,3 milhão de passageiros por dia.