A revisão dos projetos já existentes é a primeira etapa programada para as obras do novo metrô da capital e deve ser concluída até o fim deste ano. Em 2012, depois de revisados os projetos executivos, começa a fase de licitação das obras e, caso não aconteçam atrasos ou imprevistos, as obras já poderão começar até dezembro. As primeiras mudanças devem ser percebidas pelos usuários na melhoria da linha já existente do metrô, com revitalização nas estações, substituições e ampliação dos trens e aumento da velocidade média do transporte. As duas novas linhas que ligarão os bairros Barreiro e Calafate e Savassi e Lagoinha têm conclusão prevista entre 2016 e 2017.
Na quinta e sexta-feira os representantes do governo estadual e da prefeitura viajam novamente para continuar as análises sobre os projetos do metrô. Desta vez a equipe segue para o Rio de Janeiro, onde se reúne com a diretoria do Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para mostrar os estudos e propostas já finalizados para extensão do transporte. Apesar de não entrar no cronograma de obras que devem ficar prontas para a Copa de 2014, a expectativa é que as melhorias programadas para a Linha 1 sejam entregues até o Mundial.
Vizinhos
Presente no encontro em Brasília, a prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara (PT), comemorou os avanços na primeira reunião de trabalho com o Governo Federal depois do anúncio feito pela presidente. O município receberá recursos para atualizar o projeto de extensão da Linha 1 do metrô e nas próximas semanas a prefeitura se reunirá com os técnicos da CBTU para discutir detalhes da obra. “Uma obra não sai do papel sem um projeto executivo e por isso considero uma conquista os avanços da parceria entre as prefeituras, o governo do estado e federal. O projeto que atenderá Betim existe desde a década de 1980, mas a atualização é fundamental para futuras extensões”, afirmou a prefeita.
Nem todos os municípios vizinhos ficaram satisfeitos com o projeto aprovado pelo Governo Federal. A expectativa da prefeita de Contagem, Marília Campos (PT) era de que a cidade receberia recursos para a construção de um novo terminal intermodal, que ligaria a estação do metrô às estações de ônibus metropolitanos e municipais, criando mais opções para os usuários que moram fora de BH.