Jornal Estado de Minas

CGU apura nova denúncia envolvendo DNIT

Após denúncias que levaram à queda do ex-ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, pasta é alvo de nova investigação, a pedido do ministro Paulo Passos

AgĂȘncia Estado

A Controladoria-Geral da União (CGU) instaurou nesta quarta-feira uma sindicância para apurar denúncias veiculadas na mídia nesse final de semana, envolvendo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a organização não-governamental Instituto Nacional de Desenvolvimento Ambiental (Inda). Segundo a Revista Veja, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Jorge Fraxe, que está no cargo desde setembro, teria ligação com esquema de propina, por meio da ONG.

De acordo com a CGU, o pedido de investigação partiu do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. A portaria instaurando a sindicância deverá ser publicada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União. A comissão encarregada da apuração terá 30 dias, prorrogáveis por mais 30, para concluir o trabalho. A apuração das denúncias também foi solicitada à CGU pelo Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.


Se a apuração confirmar os indícios da prática de ilícitos por parte de servidores federais, a sindicância poderá propor a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) ou outro procedimento de natureza punitiva.