Jornal Estado de Minas

Crianças, jovens, adultos e idosos protestam em BH contra corrupção

Rafael Passos
Os manifestantes se concentraram na Praça da Liberdade antes se seguirem para Centro de BH - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Cerca de 350 pessoas participaram de uma marcha contra a corrupção na tarde desta quarta-feira, feriado nacional de 12 de outubro, em Belo Horizonte. Jovens, adultos, idosos e muitas famílias se concentraram por volta das 14h, na Praça da Liberdade, Região Centro-Sul da capital, e depois seguiram em caminhada em direção à Praça Sete, no Centro.

Veja as fotos da marcha em Belo Horizonte
Durante o trajeto, os manifestantes levaram faixa e cartazes e soltaram a voz por uma basta na corrupção no Brasil. Uma das faixas dizia: “STF, o Brasil exige punição de mensaleiros". Outra exigia a aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições municipais de 2012. Um cartaz comparava o salário de professores, policiais militares e bombeiros com o de políticos. A passeata defendeu também a manutenção das funções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na Praça Sete, o grupo se juntou ao redor o monumento do Pirulito e cantaram o Hino Nacional. A movimentação foi pacífica e teve o acompanhamento da Polícia Militar.

BH se juntou a pelo menos quatro cidades do interior, como Uberlândia, no Triângulo mineiro, Divinópolis, no Centro Oeste, Juiz de Fora, na Zona da Mata e Lambari, no Sul, no movimento contra a corrupção.

No restante do país, a iniciativa também ganhou força. Em Brasília, cerca de 11 mil pessoas tomaram a Esplanada dos Ministérios e, no Rio, a orla da Praia de Copacabana, foi palco de manifestações contra a corrupção. Segundo a Polícia Militar, 2 mil pessoas aderiram ao protesto na capital carioca.

Confira as imagens da manifestação em Brasília


Com informações de Marcelo da Fonseca, do Estado de Minas, e de agências