Jornal Estado de Minas

Ex-presidente Lula deixa hospital após diagnóstico de tumor

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na noite deste sábado. Lula passou o dia no hospital e foi submetido a um exame para a retirada de um pedaço do tumor. Os médicos diagnosticaram um tumor malígno na laringe. Assim que deixou o hospital, o ex-presidente seguiu para a sua casa em São Bernardo do campo, em São Paulo.
Na próxima segunda-feira, os médicos definem qual será o tratamento será apenas quimioterapia ou se será necessário o uso a radioterapia. Os médicos estimam que o tratamento do câncer, localizado na glote do ex-presidente, deve ter duração de três meses.

Mais cedo, o hospital Sírio-Libanês havia divulgado boletim médico informando que "após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias". Segundo boletim médico divulgado pelo hospital, Lula está bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.

Durante o dia Lula recebeu visitas e várias manifestações de apoio. Durante a tarde o ministro da Fazenda, Guido Mantega, esteve no hospital e ao sair disse que Lula está bem e animado. A presidente Dilma Rousseff divulgou nota dizendo que acredita na recuperação do ex-presidente e relembrou que também passou pelo mesmo tipo de tratamento. O presidente do Senado, José Sarney, afirmou esperar que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se recupere do tumor na laringe.

Políticos de diferentes partidos se manifestaram em solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, diagnosticado com tumor na laringe, após exames realizados no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), divulgou nota na qual afirma que Lula será vitorioso na batalha contra a doença. "Tenho certeza que o homem que conheci na década de 1980, sempre forte, aguerrido e cheio de vida, enfrentará a doença com a mesma força e energia que todos conhecemos", afirmou Maia. Mais cedo, o presidente da Câmara havia colocado uma mensagem no twitter. "Meu apoio e desejo de imediata recuperação ao nosso eterno presidente. O homem que transformou nosso País".

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, desejou "votos de rápida recuperação ao amigo e presidente Lula" pelo twitter. Na mesma rede social, o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), disse ter conversado com a ex-primeira-dama Marisa Letícia, que o tranquilizou. "Nosso Guerreiro vencerá mais uma! Que Deus proteja o companheiro Lula! A voz que devolveu voz e vez ao povo brasileiro não calará. Voltará mais forte e sempre autêntica", disse Déda.

Com informações da Agência Estado