Jornal Estado de Minas

Lula inicia tratamento de quimioterapia e deve receber visita de Dilma nesta segunda

Ex-presidente poderá receber mensagens de apoio contra o câncer na laringe via email e a visita de Dilma Rousseff à noite. Aos amigos, ele diz ter medo de ficar com sequelas na voz e careca até o carnaval de 2012

*Atualizada às 11h


- Foto: Arte DA Press O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde inicia o tratamento contra o câncer de laringe, detectado nesse sábado pela equipe do médico Roberto Kalil Filho. A esposa, Marisa Letícia, o acompanha e ficará com o petista no hospital. Nesse domingo, em repouso no apartamento em São Bernardo do Campo (SP), Lula teria dito a amigos íntimos que está com receio de ter a voz comprometida e de estar careca no carnaval 2012, quando participará, se o tratamento permitir, da homenagem em samba-enredo preparada pela escola de samba Gaviões da Fiel.

Confira galeria de fotos do primeiro dia do tratamento de Lula

A princípio, os médicos avaliam que as sessões de quimio e radioterapia devem durar três semanas, com intervalos, e o tratamento completo pode levar até um ano. Com isso, a agenda de viagens de Lula pelo país - como interlocutor do PT para as eleições municipais de 2012 - e pelo mundo, pois receberia vários títulos "honoris causa", estão suspensas até o final de janeiro do ano que vem.

De acordo com a assessoria do ex-presidente, foi disponibilizado um email (saudelula@cidadania.org) para envio de mensagens de apoio ao ex-presidente. Na rede social Twitter, amigos, eleitores e adversário políticos de Lula enviam mensagens com a hashtag  #ForçaLula.


A expectativa é de que Lula durma esta noite no hospital. Antes, deve receber a visita da presidente Dilma Rousseff, que tem chegada prevista para as 19h30 no Aeroporto de Congonhas,  já que ela deve também participar de evento com empresários na capital paulista.


Com Agência Estado