A família do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes sociais para agradecer as manifestações de apoio e também rebater as críticas feitas pela internet ao ex-presidente, que no sábado teve diagnosticado um câncer na laringe. Logo após o anúncio oficial da doença de Lula, três de seus quatro filhos – Sandro, Luiz Cláudio, conhecido como Lulinha, e Lurian – trocaram seu avatar (imagem que identifica o perfil do usuário no Twitter e no Facebook) por uma foto do pai com a inscrição “força Lula”. Essa mesma foto aparece desde sábado em centenas de perfis de militantes e simpatizantes do ex-presidente.
“Um dia sentaram um operário no banco dos réus, e ele se fez forte, teimou e virou o melhor presidente do Brasil”, era uma dos textos de seu perfil. “Se serve de testemunho, meu irmão caçula teve o mesmo tipo de câncer, foi tratado pelo SUS e hoje está são, firme e forte”, foi outro comentário de um internauta publicado por Sandro em sua página. A família também não deixou passar as críticas por Lula não estar se tratando em um hospital público. “Meu sobrinho nasceu com um problema cardíaco congênito. Ele teve todo o tratamento feito pelo SUS, que inclusive pagou passagens aéreas”, foi um outro comentário também reproduzido por Sandro.
A neta do ex-presidente Maria Beatriz Lula da Silva, de 16 anos, filha de Lurian, também homenageou o avô no Twitter, no domingo. Disse que torcia pela vitória do Corinthians contra o Avaí, para deixar seu avó mais feliz ainda. “Meu timão jogando com o timinho do Avai??? hahahaha hoje meu timão vai vencer para deixar meu vozinho feliz!!! vai Corinthians!!!” O time do coração de Lula e de toda sua família acabou ganhando por 3 a 0 e está cada dia mais perto de ser o campeão brasileiro.
Bia também disse que o avô está bem. “Fui visitar meu vô hoje. Graças a Deus está bem e vai ficar melhor ainda!!!! Lindo como sempre.” Ela também aproveitou para mandar mensagens para Lula por meio do tio. “Sandro, você está na casa do meu vô?? Se tiver manda uma beijoca para ele, vai dar tudo certo!!!.” Ontem, no fim do dia, Bia postou “bota fé e diga Lula”.
HISTÓRICO O ex-presidente Lula recebeu o diagnóstico de câncer na laringe com o susto de quem já sofreu com essa doença na família. Sua mãe, Eurídice Ferreira de Melo, dona Lindu, morreu em um hospital público com câncer de útero. Em junho, a irmã mais velha de Lula, Marinete, morreu de câncer no pulmão, aos 72 anos. Um de seus irmãos, Jaime, teve um tumor na laringe semelhante ao que o ex-presidente enfrenta agora e curou-se. Para os médicos, esse passado familiar pode, sim, ter influenciado no desenvolvimento da doença.
Orações de Bento XVI
O papa Bento XVI, por intermédio do embaixador brasileiro no Vaticano, Almir Barbuda, informou ontem que está preocupado com a saúde do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que vai orar por seu restabelecimento. Barbuda se encontrou com Bento XVI e com o secretário de Estado do Vaticano, Tarcísio Bertone, para entregar cartas credenciais – cerimônia em que um novo embaixador se apresenta a um chefe de Estado. “Ambos manifestaram grande admiração por Vossa Excelência e pediram para lhe transmitir que terão presente em suas orações os melhores votos pelo seu pronto restabelecimento e rápido retorno à vida pública brasileira”, afirmou o embaixador em mensagem enviada a Lula.