*Atualizada nesta sexta, às 8h39
Os bastidores em torno das eleições de 2012 estão acirrados na capital. A relação entre o prefeito Márcio Lacerda (PSB) e o vice-prefeito e atual presidente municipal do PT, Roberto Carvalho, dá sinal de turbulências. Nessa terça-feira, Roberto Carvalho foi informado pelo secretário de Governo da prefeitura, Josué Valadão, que alguns de seus assessores, que atuam na vice-prefeitura, seriam exonerados. A decisão causou a reação de políticos do PT e de Carvalho, que classificou a ação como "desleal". Para Roberto Carvalho, o episódio pode ser considerado ato de “desrespeito, deslealdade e traição”. “Essa não é uma ação contra mim, mas contra o PT”, afirmou.
Segundo Carvalho, o comunicado foi feito durante encontro, na manhã dessa terça-feira, entre ele e o secretário de Governo, Josué Valadão. “O secretário disse falar em nome do prefeito quando me comunicou o fato”, contou.
Carvalho classificou com “lamentável” que as discussões tenham tomado essa proporção. Se referindo às alianças que levaram Lacerda à prefeitura, Roberto Carvalho afirmou que o seu partido apostou em uma parceria. “O PT abriu mão de ter candidato próprio. O que foi eleito foi o projeto político”, destacou.
Em nota, a Prefeitura de BH confirmou as exonerações e disse que os cargos são preenchidos por nomeação do prefeito. Ainda segundo a nota, os assessores foram desligados porque não estariam cumprindo suas funções. “Eles [os assessores] foram exonerados porque não estavam cumprindo suas funções em consonância com as diretrizes da administração municipal. Há uma determinação explícita a todos os servidores para que a sucessão eleitoral do próximo ano não prejudique a administração da cidade.” afirmou a nota. Segundo a assessoria da prefeitura, as exonerações serão publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) nessa sexta-feira.
Repecursão
Durante a tarde dessa quinta-feira, políticos do PT manifestaram sua opinião nas redes sociais. O vereador Arnaldo Godoy usou o microblog twitter para dizer que considera “lastimável” a postura do prefeito Márcio Lacerda. “Lastimável: Lacerda ameaça demitir assessoria de seu vice-prefeito do PT. Que aliança é essa feita na marra? Casamento na delegacia?”, postou
Mais cedo, o deputado estadual Rogério Correia também comentou o assunto no twitter. “Lacerda manda exonerar todos cargos da vice prefeitura. Roberto não cede e confirma q. PT não coliga com tucanos.” disse.