Em pronunciamento nesta segunda-feira, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) disse que a divisão dos royalties do petróleo não vai combater a desigualdade regional, tendo em vista que o projeto que trata da matéria, aprovado recentemente no Senado e encaminhado para exame da Câmara, beneficia apenas os estados mais ricos da Federação.
Marcelo Crivella destacou que o projeto aprovado no Senado acarreta um prejuízo de R$ 3,5 bilhões aos cofres do estado do Rio de Janeiro, enquanto as perdas do Espírito Santo ficarão em torno de R$ 1 bilhão.
"Não podemos sacrificar o Rio e o Espírito Santo. Isso vai quebrar o Rio de Janeiro. Não podemos fazer bonito com o chapéu dos outros, comprometendo compromissos assumidos com a Copa do Mundo", afirmou.
Ao concluir seu discurso, Marcelo Crivella disse que confia nas tradições cívicas da Câmara e no espírito de justiça da presidente Dilma Rousseff, no que se refere a eventuais alterações no projeto.
O senador registrou ainda que, na próxima quinta-feira, a população do Rio de Janeiro fará uma manifestação contra o projeto que prevê a divisão dos royalties do petróleo entre os estados produtores e não produtores.