Fifa e do deputados da lei Geral da Copa em debate na Câmara - Foto: Leonardo Prado/Agência CâmaraO secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Volcker, disse, na manhã desta segunda-feira, que a entidade estuda uma categoria especial de ingressos com preço reduzido para os jogos da Copa do Mundo de 2014. Nessa categoria seriam incluídos os estudantes, por exemplo. Esse preço seria de aproximadamente R$ 42,50 (o equivamente a 25 dólares).
Segundo o representante da Fifa, essa possibilidade foi levantada em conversa que teve com a presidente Dilma Rousseff, para discussão do projeto da Lei Geral da Copa do Mundo de 2014 (PL 2330/11, do Executivo). Na ocasião, ele disse ter concordado com uma reivindicação da presidente, que era a meia-entrada para maiores de 60 anos, em respeito ao Estatuto do Idoso.
Volcker afirmou que a Fifa não quer mexer em leis nacionais. Ele admitiu que a entidade “não gosta” da ideia de meia-entrada para estudantes, mas disse que esse é um problema técnico e não financeiro. Por isso, ele sugeriu a criação da categoria especial (chamada categoria 4), já que os estudantes não se enquadram nos critérios atuais da Fifa.
O secretário-geral advertiu, entretanto, que será preciso encontrar uma forma de esses ingressos com preços mais baixos não serem comprados por cambistas. “O ingresso para um jogo da Copa do Mundo vale muito dinheiro no mercado paralelo”, observou.
Volcker participa neste momento de audiência pública da comissão especial responsável pela análise do projeto da Lei Geral da Copa, na Câmara dos Deputados.