A assessoria do Comitê Paulista da Copa do Mundo informa que o volume de recursos destinado ao monotrilho foi reduzido porque o estado diminuiu o montante da contrapartida de R$ 2 bilhões para R$ 799,5 milhões, pois os investimentos serão calculados pelo trecho que será entregue até a competição. Após 2014, o estado assumirá o empreendimento sozinho, segundo a assessoria.
Os investimentos para as obras de mobilidade urbana e reforma do estádio Governador Plácido Castelo (Castelão), em Fortaleza, também sofreram cortes. Ainda no Ceará, os recursos para a construção do veículo leve sobre trilhos (VLT) no trecho Parangaba–Mucuripe foram de R$ 330,7 milhões para R$ 265,5 milhões. A redução de mais de R$ 65 milhões em investimentos para a obra também se deve a corte nos valores da contrapartida. A estimativa de investimentos para a reforma do Castelão chegava a R$ 623 milhões quando a matriz de responsabilidades foi assinada – agora, é de R$ 518,6 milhões.
BH enxuga projeto de ônibus rápido
Em Belo Horizonte a prefeitura desistiu de construir o chamado BRT, sigla em inglês para sistema rápido de ônibus, na Avenida Pedro II, Região Noroeste da cidade e repassou recursos do projeto – para implantação de um corredor exclusivo para transporte coletivo na Avenida Nossa Senhora do Carmo, na Zona Sul da Capital.
A desistência, segundo a prefeitura, ocorreu devido ao altos custos de desapropriações que precisariam ser feitas para a passagem do BRT. Parte do investimento de R$ 146 milhões inicialmente previsto para o BRT da Avenida Pedro II será redirecionada ainda para reformas em um dos viadutos do Complexo da Lagoinha, no Centro de Belo Horizonte e no BRT das avenidas Cristiano Machado e da Antônio Carlos.
Como as duas vias, juntamente com a Pedro II/Catalão, são responsáveis pela ligação da cidade com o Mineirão, na prática a capital perderá agilidade no transporte de passageiros durante a Copa do Mundo. O projeto que seria implantado previa uma faixa exclusiva em cada direção para ônibus e pistas adicionais para ultrapassagens nas 17 estações que comporiam o sistema. O trajeto teria 12 quilômetros de extensão.
De acordo com a atualização da planilha de investimentos das obra da Copa, Cuiabá é um dos poucos exemplos de cidade sede que ampliou o montante aplicado em mobilidade urbana. A capital matogrossense investirá R$ 142,7 milhões a mais do que o R$ 1,29 bilhão previsto para construir um acesso à Arena Multiuso Pantanal. (Com Leonardo Augusto)