(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lula deixa hospital após primeira sessão de radioterapia


postado em 04/01/2012 17:53 / atualizado em 04/01/2012 18:10

Lula faz primeira sessão de radioterapia (foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)
Lula faz primeira sessão de radioterapia (foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deixou o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após passar pela primeira sessão de radioterapia, que faz parte do tratamento contra o câncer na laringe. Lula começou o tratamento em outubro do ano passado quando foi detectado o tumor. Ele já passou por três sessões de quimioterapia e, segundo os médicos, após o final da primeira etapa do tratamento o câncer reduziu 75% do seu tamanho.

Lula não se encontrou com os jornalistas. No momento de deixa o hospital, ele usou uma saída lateral do prédio. De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, Lula vai se submeter à radiação diariamente. “As sessões de radioterapia se realizarão diariamente, de segunda a sexta-feira”.

De acordo o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, tudo está ocorrendo dentro do previsto e programado pelos médicos. Ainda segundo Okamotto, a radioterapia segue combinada com a continuação da quimioterapia. A previsão é que o ex-presidente faça sessões diárias de radioterapia pelas próximas seis ou sete semanas.

Além das sessões de radioterapia e de quimioterapia, Lula teve consultas hoje com um fonoaudiólogo e com um dentista. O objetivo é evitar que os efeitos colaterais do tratamento, como afta, perda do apetite, dificuldade para engolir, por exemplo, se agravem nas próximas seis ou sete semanas previstas para o tratamento.

Como o tratamento exigirá que Lula se desloque se sua casa em São Bernardo do Campo, no Grande ABC, até a região central de São Paulo, onde fica o hospital, caso o trânsito seja muito pesado nesse trajeto e provoque cansaço em Lula, a família poderá optar pelo aluguel de um flat ou apartamento próximo ao Sírio Libanês segundo Okamotto.

O presidente do Instituto Lula contou ainda que o ex-presidente se alimentou normalmente hoje e que ainda não apresentou nenhum dos efeitos colaterais comuns nesse tipo de tratamento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)