Jornal Estado de Minas

Banco do Brasil pode apoiar cidades em Minas afetadas pelas chuvas

Gustavo Werneck
O vice-presidente de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil (BB), Robson Rocha, apresentou ao governador Antonio Anastasia as medidas emergenciais para apoiar os municípios onde foi decretada situação de emergência. No documento entregue a Anastasia, o BB se compromete a apoiar a reestruturação das comunidades e o retorno da atividade econômica, bem como promover parcerias para potencializar ações locais.
Para apoio à retomada da economia local, o banco vai permitir o reescalonamento de dívidas da linha BB Giro Rápido de micro e pequenas empresas e prorrogação de dívidas de produtores rurais, além de prorrogar dívidas de cartões sem cobrança de encargos e suspender o envio de títulos para cartório. O alongamento de prazos das principais linhas de crédito usadas por esses segmentos tem o objetivo de apoiar os empresários e produtores que tiveram seu fluxo de caixa impactado pelas enchentes e visa contribuir para a reorganização da atividade produtiva.

Rocha anunciou as medidas comerciais de apoio que o BB já implementou, para apoiar a retomada da atividade econômica local, como a “carência de 60 dias para pagamento de dívidas de micro e pequenas empresas e de cartões de crédito”. Os produtores rurais também serão beneficiados com prorrogação de suas dívidas, que serão analisadas caso a caso. “O alongamento de prazos das principais linhas de crédito usadas por esses segmentos tem por objetivo apoiar os empresários e produtores, que tiveram seu fluxo de caixa impactado pelas enchentes, e visa contribuir para a reorganização da atividade produtiva.”

Para Guidoval, na Zona da Mata, a 300 quilômetros de BH, foi direcionada uma unidade móvel de atendimento, que já está em funcionamento. De forma a tornar mais ágil o repasse de recursos do Ministério da Integração Nacional à Defesa Civil dos municípios atingidos, o BB vai acelerar a emissão do Cartão Defesa Civil.

CONTA Uma conta para arrecadação de recursos foi aberta no BB, em parceria com o Servas e Cedec, para apoio às vítimas das enchentes. Confira: Banco do Brasil – Agência: 1229-7 – Conta: 64529-X. As agências locais vão identificar e cadastrar fornecedores para a Loja de Sustentabilidade BB (site: bb.com.br/sustentabilidade). Com foco no cidadão, o banco vai tornar disponível as estruturas das associações atléticas, as AABBs.