Brasília - A presidenta Dilma Rousseff reúne ministros na tarde desta terça-feira para discutir a irrigação de cana-de-açúcar no Semiárido. O governo prepara o lançamento de um Programa Nacional de Irrigação. Participam do encontro, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e do Desenvolvimento Social, Tereza Campello.
Em busca por experiências bem-sucedidas na área de irrigação de cana-de-açúcar em locais de Semiárido, uma comitiva brasileira visitou Trujillo, no Peru, em novembro do ano passado, para conhecer o sistema aplicado na cidade que tem clima desértico. O grupo era formado por representantes dos ministérios da Integração Nacional, da Agricultura, do Planejamento e técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Companhia para o Desenvolvimento para o Vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).
A presidente passa o dia de hoje em reuniões com o vice-presidente, Michel Temer, e ministros. Nesta quarta-feira, estará em Angra dos Reis (RJ) para entregar à comunidade do Bracuí um centro municipal de educação infantil, com oito salas de aula, além de salas de leitura e de informática.
Na quinta e sexta-feira, Dilma participa de encontros setoriais para avaliar ações e programas do governo com vistas à reunião ministerial programada para o dia 23. Essas reuniões vão agrupar ministros de áreas afins em blocos temáticos como infraestrutura, economia e políticas sociais.