Jornal Estado de Minas

Belo-horizontinos protestam contra reajuste de vereadores na Praça do Papa

Prefeito deve informar amanhã em reunião com a Mesa Diretora da Câmara a sua posição sobre o projeto de aumento de 61,8% para os parlamentares

- Foto: Jari Amaral/EM/DA Press
Moradores de Belo Horizonte voltaram a protestar na tarde deste domingo contra o aumento de 61,8% no salários dos vereadores da capital a partir de 2013. Com nariz de palhaço e segurando cartazes com os dizeres "Fora Lacerda", os manifestantes ocuparam a Praça do Papa, no Bairro Mangabeiras e apelam para que o projeto de lei seja vetado pelo próprio prefeito.

A expectativa é de que o martelo seja batido pelo executivo e Legislativo nesta segunda-feira, já que Marcio Lacerda (PSB) chamou a Mesa Diretora para colocar o ponto de vista da prefeitura e tentar chegar a um “entendimento” que atenda a sociedade sem causar uma crise institucional.

Pelo texto aprovado, o salário de um vereador da capital passa de R$ 9.288,05 para R$ 15.031,76 (75% da remuneração dos deputados estaduais) na próxima Legislatura, para a qual a maioria dos 41 vereadores vai se candidatar à reeleição. O índice aprovado por 22 parlamentares presentes está acima da inflação – nos quatro anos de mandato a previsão é de um Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 24,03%.Os três que votaram contra – Neusinha Santos (PT), Iran Barbosa (PMDB) e Arnaldo Godoy (PT) – também não apresentaram emendas modificando a proposta.