O governador Antônio Augusto Anastasia (PSDB) presidiu nesta quinta-feira a troca do novo comando da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Durante a cerimônia, Anastasia falou da necessidade das polícias estarem unidas e caminhando sob a mesma bandeira. Anastasia rebateu acusações de que o relacionamento entre as duas instituições esteja em conflito. Segundo ele, a crise existiu antes da implantação do Sistema de Defesa Social, pelo então governador Aécio Neves, em 2003, época em que não existia diálogo entre as policias civil e militar. Foram empossados o coronel Márcio Martins Sant´Ana, como novo Comandante-Geral da PM, e o Coronel Divino Pereira de Brito, que assume a chefia do Estado Maior. A solenidade foi realizada na Academia de Polícia Militar, em Belo Horizonte.
O novo comandante da Polícia Militar assume com a incumbência de aplacar a crise entre as polícias. Situação agravada com o recente homicídio do sargento do Grupo de Ações Táticas, (Gate), Rafael Augusto dos Reis Rezende, de 23 anos, cometido por policiais civis. Em entrevista ao Estado de Minas, o coronel Sant´Ana classificou os episódios de confronto entre as polícias como “pontuais”. Ele também classificou o processo de integração como “sem volta, que, depende da habilidade dos gestores para conduzi-lo.
A cerimônia contou com a presença de secretários de Estado, prefeitos e representantes das Forças de Segurança do Estado e dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público e Forças armadas.
Novo comando
O novo comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Sant´ana, estava à frente da chefia do Estado Maior desde dezembro de 2009. Foi comandante da 6.ª Região, sediada em Lavras, quando a área se manteve como a menos violenta do Estado. Foi ainda Comandante da 9.ª Região em Uberlândia e comandante do 20.º Batalhão em Pouso Alegre. É bacharel em Direito, natural de Barbacena e tem 49 anos.
O novo chefe do Estado Maior, Coronel Brito, foi chefe da Assessoria Institucional e assessor Militar da Assembléia Legislativa, de 2006 a 2009. Em 2009, foi promovido a Coronel, tendo assumido a função de Auditor da Polícia Militar. É natural da cidade de Lassance/MG e tem 50 anos. Já serviu no 10º Batalhão, em Montes Claros; no Batalhão de Trânsito e no 5º Batalhão, em Belo Horizonte. Ingressou da Polícia Militar em 1982, como soldado do Corpo de Bombeiros.
Com informações da Agência Minas