Um dos benefícios mais visíveis dos cinco anos do PAC em Minas está na saída da Grande BH para o Centro-Oeste mineiro. De Betim a Nova Serrana, num trecho de 84 quilômetros, a BR-262 está totalmente duplicada desde o fim de 2010. Foram três anos de obras que mudaram para melhor a vida de quem passa pela estrada. A BR, antes sinuosa, estreita, esburacada e sem acostamento, tem hoje duas faixas de cada lado da pista, com acostamento e sinalização adequada. A duplicação, incluindo a construção ou adequação de 30 pontes e viadutos, custou aos cofres públicos cerca de R$ 400 milhões.
]Para o diretor do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais, Ulisses Martins Cruz, a obra – ainda que tardia – trouxe muitos benefícios. Ele lembra que, com as chuvas do início do ano, uma parte desse trecho acabou ficando prejudicada e já reclama de alguns buracos que acabaram se formando no asfalto “novo”. “Não desmereço a obra. Os motoristas têm uma pista mais segura e sem tantas retenções.”
O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Rogério Chaves Molina, destaca como benefício da obra a divisão entre trânsito local e de longa distância. “Em Pará de Minas, por exemplo, os motoristas tinham de trafegar pela rodovia para chegar a certos bairros. Hoje, o trânsito da cidade passa por outro caminho.”
Danificadas
Nas contas da Prefeitura de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, mais de 60 mil pessoas já foram beneficiadas pelo PAC. A alegria pelas conquistas, no entanto, passou rápido para algumas famílias, uma vez que obras recém-inauguradas já têm problemas. Há três anos, Mercês Araújo, de 30 anos, moradora do Bairro Jardinópolis, estava empolgada ao ver a rua de sua casa asfaltada. Hoje, ela sofre com bueiros abertos e buracos. “Eu e meu marido tampamos um bueiro porque o mau cheiro nos fazia passar mal.” Ao todo, oito bairros de Divinópolis já receberam rede de esgoto, drenagem e pavimentação de ruas. Segundo o gerente da Usina de Projetos, Lúcio Espíndola, pelo menos mais 60 mil moradores de outros seis bairros também receberão melhorias até o ano que vem. “O PAC trouxe muitas mudanças. Este ano, não tivemos a interrupção do tráfego de ônibus em bairros beneficiados, o que ocorria em períodos de chuvas.”
]Para o diretor do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais, Ulisses Martins Cruz, a obra – ainda que tardia – trouxe muitos benefícios. Ele lembra que, com as chuvas do início do ano, uma parte desse trecho acabou ficando prejudicada e já reclama de alguns buracos que acabaram se formando no asfalto “novo”. “Não desmereço a obra. Os motoristas têm uma pista mais segura e sem tantas retenções.”
O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Rogério Chaves Molina, destaca como benefício da obra a divisão entre trânsito local e de longa distância. “Em Pará de Minas, por exemplo, os motoristas tinham de trafegar pela rodovia para chegar a certos bairros. Hoje, o trânsito da cidade passa por outro caminho.”
Danificadas
Nas contas da Prefeitura de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, mais de 60 mil pessoas já foram beneficiadas pelo PAC. A alegria pelas conquistas, no entanto, passou rápido para algumas famílias, uma vez que obras recém-inauguradas já têm problemas. Há três anos, Mercês Araújo, de 30 anos, moradora do Bairro Jardinópolis, estava empolgada ao ver a rua de sua casa asfaltada. Hoje, ela sofre com bueiros abertos e buracos. “Eu e meu marido tampamos um bueiro porque o mau cheiro nos fazia passar mal.” Ao todo, oito bairros de Divinópolis já receberam rede de esgoto, drenagem e pavimentação de ruas. Segundo o gerente da Usina de Projetos, Lúcio Espíndola, pelo menos mais 60 mil moradores de outros seis bairros também receberão melhorias até o ano que vem. “O PAC trouxe muitas mudanças. Este ano, não tivemos a interrupção do tráfego de ônibus em bairros beneficiados, o que ocorria em períodos de chuvas.”