A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira a recondução de Ricardo Machado Ruiz para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O nome de Ruiz, que ainda terá de ser submetido ao plenário da Casa, foi chancelado com 17 votos favoráveis e apenas um contrário.
A recondução de Ruiz tinha sido adiada em dezembro, quando o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) pediu vista do processo dele. Demóstenes levantara dúvidas sobre o acúmulo de atividades profissionais de Ruiz, uma vez que o cargo seria de dedicação exclusiva. Ele é professor da Universidade Federal de Minas Gerais, mas já tinha dito na sessão passada que os ganhos que recebeu referem-se a atividades de pesquisa.
Depois daquela sessão, ele apresentou aos parlamentares documentos que apontam que o pró-labore não é salário, o que não configuraria dedicação exclusiva. Demóstenes, que ameaçara pedir investigação sobre o caso ao Ministério Público, nem sequer apareceu na sessão desta terça-feira.
Dessa forma, a comissão votou rapidamente a indicação na manhã de hoje. Os senadores ainda aprovaram pedido de regime de urgência para a recondução de Ruiz. Isso significa que o plenário do Senado pode votar o processo dele ainda esta tarde.