Jornal Estado de Minas

Anastasia dá posse a novos secretários e diz que mudanças no secretariado são rotineiras

O governador de Minas afirmou que as alterações nas secretarias fazem parte e que sempre que necessário elas serão feitas

Marcelo Ernesto - Enviado especial a Curitiba
O governador Antônio Augusto Anastasia (PSDB) empossou na tarde desta quinta-feira os novos secretários. O deputado estadual Wander Borges (PSB) assumiu a Secretaria Extraordinária de Regularização Fundiária. Já Cássio Soares (PSD), que também é deputado, assume a Secretária de Desenvolvimento Social (Sedese). O governador aproveitou para afirmar que mudanças no secretariado são rotineiras e chamou para si a responsabilidade nas alterações. “Quando houver necessidade ou quando o secretário também solicitar a saída, nós fazemos as substituições”, afirmou.

Durante a posse, Anastasia cumprimentou os novos secretários é afirmou que o estado depende da harmonia e da integração das diversas secretarias para funcionar como uma “engrenagem”. “É natural que, como todo governo, ainda mais no segundo Estado da Federação em população e em riqueza, nós tenhamos problemas complexos. Isso faz parte do nosso cotidiano. Por isso, o desafio de superação desses entraves, desses óbices para podermos cada vez melhor prestar um serviço público de qualidade”, afirmou.

Sobre uma possível reforma no secretariado, o governador afirmou que as mudanças fazem parte da administração pública. “As mudanças do Governo elas são normais, cotidianas. Ora secretário, ora adjunto, ora subsecretário, outros cargos, é o cotidiano do Governo”, ressaltou. Essa já é a segunda leva de mudanças no governo. No final de janeiro foram empossados o coronel Márcio Martins Sant´Ana, como novo Comandante-Geral da PM, e o Coronel Divino Pereira de Brito, que assumiu a chefia do Estado Maior.

Perfil

Cássio Soares

O deputado Cássio Soares (PSD) nasceu em Passos (Sul de Minas), em 07 de junho de 1981. Está em seu primeiro mandato como deputado estadual, tendo sido eleito com mais de 36 mil votos. Vice-líder do bloco Transparência e Resultado de apoio ao Governo do Estado, integra as comissões de Constituição e Justiça e Segurança Pública e é suplente da comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária.

Em 2005, trabalhou como assessor parlamentar na Câmara Municipal de Passos. Em 2007 foi chefe de gabinete do então secretário de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, quando conheceu de perto a dinâmica da gestão pública implementada pelo Governo de Minas. Por sua atuação dinâmica, em 2009 foi nomeado pelo então governador Aécio Neves como Subsecretário de Inovação e Logística da Secretaria de Estado de Defesa Social, cargo em que permaneceu até 2010, quando se desincompatibilizou para se candidatar a deputado.

Wander Borges

Wander Borges (PSB) nasceu em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em 19 de março de 1959. Deputado estadual, eleito com mais de 62 mil votos, exerceu os cargos de subsecretário estadual do Trabalho e Ação Social no primeiro mandato do governador Aécio Neves (2003-2006) e de presidente do Conselho Estadual de Assistência Social. Iniciou na vida pública como vereador mais votado em Sabará (1993/1996). Em 1996, foi eleito prefeito do município e reeleito em 2000. Foi eleito em 2006 para o primeiro mandato como deputado estadual e reeleito em 2010.

Com informações da Agência Minas