Gleisi Helena Hoffmann (PT-PR)
Ministra da Casa Civil
Advogada, 46 anos, a senadora licenciada participou da equipe de transição do governo Lula e foi diretora financeira da Itaipu Binacional. É casada com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Sucedeu a Antonio Palocci, tido até então como um dos homens fortes da Presidência.
Eleonora Menicucci (PT-SP)
Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres
Nascida em Lavras (Sul de Minas), tem 66 anos, é socióloga, filiada ao PT, militante feminista, foi presa com a presidente Dilma em uma das celas do Presídio Tiradentes, em São Paulo, durante os anos de ditadura.
Maria das Graças Foster (PT-RJ)
Presidente da Petrobras
Ex-catadora de lixo, nasceu em Caratinga (Zona da Mata), tem 58 anos e é executiva de carreira da Petrobras, onde trabalha há 32 anos. Foi secretária de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia durante a gestão de Dilma na pasta.
Miriam Belchior (PT-SP)
Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão
» Era o braço direito de Dilma Rousseff na coordenação do PAC durante o governo Lula. Participou da equipe de transição do novo governo do PT, é militante do partido na região do ABC Paulista, onde Lula começou sua trajetória. Formada em engenharia de alimentos, tem 58 anos.
Helena Chagas (sem partido)
Ministra da Secretaria de Comunicação Social
Carioca, formada em jornalismo pela Universidade de Brasília, é filha do jornalista Carlos Chagas, que também foi secretário de Comunicação da Presidência durante o governo de Costa e Silva. Tem 50 anos.
Tereza Campello (PT-RS)
n Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
» Economista, 49 anos, trabalhou com o ex-governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra. Formada em economia, trabalha no governo federal desde a formação da equipe de transição de Lula.
Izabella Teixeira (sem partido)
Ministra do Meio Ambiente
Nasceu em Brasília, tem 50 anos, é formada em biologia, com mestrado na área de meio ambiente. É funcionária de carreira do Ibama desde 1984. Também integrou a equipe de transição.
Maria do Rosário (PT-RS)
Ministra da Secretaria dos Direitos Humanos
Deputada federal, 45 anos, formada em pedagogia, militante dos direitos humanos, ex-deputada estadual e ex-vereadora em Porto Alegre.
Luiza Helena de Barros (PT-BA))
Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Nasceu no Rio Grande do Sul, mas teve sua vida acadêmica e política na Bahia. É socióloga, uma das principais lideranças do movimento negro no Brasil, trabalhou no programa das Nações Unidas contra o racismo e é formada em administração pública. Tem 58 anos.
Ideli Salvatti (PT-SC)
Ministra da Secretaria de Relações Institucionais
» Formada em física, 59 anos, foi a primeira mulher eleita para o Senado pelo estado de Santa Catarina. Foi líder do governo no Senado durante a gestão de Lula.
Ana de Hollanda (sem partido)
Ministra da Cultura
Filha do historiador Sérgio Buarque de Holanda e irmã do cantor Chico Buarque, tem 63 anos . É cantora, atriz e ocupou cargos de confiança na área da cultura.
Sônia Lacerda Macedo (sem partido)
Chefe do Escritório da Presidência da República em Minas Gerais
Colega de Dilma Rousseff no antigo Colégio Sion e no Estadual Central, em Belo Horizonte, e também companheira de militância da presidente. Tem 63 anos.