O cargo ocupado a partir de agora por Plínio é estratégico para o governo. A Controladoria funciona como órgão central para controle interno do funcionamento da gestão do estado. Durante a cerimônia, o governador ressaltou a importância da Controladoria para evitar possíveis “equívocos” e “enganos” na gestão do governo. “A Controladoria é um órgão hoje fundamental, primeiro de orientação interna ao Governo porque a Administração Púbica pode incorrer em equívocos, desvios e enganos, até mesmo por desconhecimento. A função primeira é a orientação, de tal modo que nós tenhamos uma Administração Pública preparada para enfrentar as dificuldades. Em um segundo momento, a correção dos desvios que porventura ocorram inclusive com a sua punição”, destacou.
Já Plínio Salgado, disse que se sente honrado em assumir a nova função e ressaltou que o trabalho será “árduo”, devido a complexidade de suas atribuições. Salgado ressaltou que cabe ao estado zelar para que os recursos do cidadão sejam bem aplicados. “Somente através da efetiva e contínua ação de controle é possível assegurar ao cidadão que os seus legítimos anseios serão cumpridos pelos agentes estatais”, comentou.
Estiveram presentes à cerimônia secretários e membros da Administração Pública Estatal, além de prefeitos, representantes do Poder Judiciário e de associações de classes ligadas ao Direito.
Perfil
Plínio Salgado é fundador do Instituto Mineiro de Direito Administrativo (IMDA) e o primeiro presidente da entidade. Integra o Conselho Superior do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA), o Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG) e o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHG).
Também foi professor na Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG), Faculdade de Direito da Universidade de Itaúna, na Universidade Fumec e nas academias de Polícia Civil e de Polícia Militar de Minas Gerais. Exerceu ainda os cargos de consultor Técnico do Governo de Minas Gerais; de assessor Jurídico da Presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MG) e de procurador geral da Copasa.
Com informações da Agência Minas